O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), apareceu, mais uma vez, ao lado do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), nesse domingo (28). O diálogo foi “sobre o investimento ferroviário para fortalecer a logística do Espírito Santo e Minas Gerais”, segundo o deputado estadual. Mas há muito mais por trás.
Marcelo é uma das principais figuras da federação União Progressista, que reúne União Brasil e Progressistas. A liderança formal, no entanto, está nas mãos do deputado federal Da Vitória (Progressistas), atual coordenador da bancada capixaba em Brasília.
Para garantir sua recondução à presidência da Assembleia e manter-se em posição de destaque dentro do União Brasil, Marcelo reafirmou lealdade ao governador Renato Casagrande e passou a defender abertamente a candidatura de Ricardo Ferraço como nome do grupo governista em 2026.
Esse alinhamento explícito, porém, não se reflete de forma tão direta na postura de Da Vitória, que comanda a federação no Estado.
O deputado federal mantém trânsito tanto no Palácio Anchieta quanto na Prefeitura de Vitória, administrada por Lorenzo Pazolini (Republicanos), cuja vice, Cris Samorini, é filiada ao Progressistas. Assim, Da Vitória preserva uma posição de equilíbrio, buscando ampliar o espaço da federação no jogo político futuro.
Ele já deixou claro que pretende valorizar a União Progressista no tabuleiro de 2026 e costurar entendimentos com Casagrande. Mas a equação ainda está longe de um resultado.
Enquanto Marcelo trata o cenário como uma operação simples, Da Vitória enxerga contas mais complexas pela frente. E será dele a responsabilidade de encontrar a solução, ajustando interesses locais e nacionais e, sobretudo, evitando que a federação some arestas indesejadas ou enfrente alguma subtração de forças.
***
Giro Euclério
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), participou, no fim de semana, de agenda em Baixo Guandu, onde até recebeu o título de cidadão do município. O emedebista segue se movimentando para campanha ao Senado.
***
Crédito milionário
Governo estadual abriu crédito suplementar de R$ 200 milhões para a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura. Recursos, em sua maioria, são destinados para obras.
Troca de chumbo
Clima anda estranho na Câmara da Serra. Uma troca de chumbo vem sendo trocada, inclusive nos bastidores, especialmente em momento de afastamento de vereadores.
De Cris para Casagrande
A vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini (Progressistas), foi a responsável por dar a largada da tradicional Dez Milhas Garoto, que aconteceu nesse domingo (28). Um dos participantes da prova foi o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB) – cujo número de prova chamou atenção: 40.2026.
Ainda sobre Garoto
A prova reuniu 17 mil atletas e diversos vieram de fora do Estado. Não aconteceram ações contundentes de divulgação de turismo pelas pastas responsáveis em âmbitos municipais e estadual.
***
Entrega I
O prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos), em horário semelhante, participava de entrega da gestão dele no bairro Engenharia.
Entrega II
Outra aposta dele, ao longo do fim de semana, foi a comemoração do aniversário do bairro São Pedro, grande complexo populoso do município.
***
Leis de Vila Velha
Município canela-verde agora conta com norma que dispõe sobre obrigatoriedade das escolas estabelecerem diretrizes e promoverem adaptações para atendimento a alunos com TDAH, dislexia e outros transtornos de aprendizagem.
***
Vovô Gilson
O deputado federal Gilson Daniel (Podemos) comemorou muito o nascimento da neta Helena. O novo vovô do pedaço parabenizou a filha Amanda pela chegada da criança.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Métodos estabelecidos por um político já são de conhecimento de colegas. E há um alerta: a casa pode cair alguma hora.
Tá na rede
“A aprovação do imposto de renda já e a taxação dos super-ricos são passos essenciais para justiça fiscal e um país mais justo”
Helder Salomão (PT), deputado estadual