O assunto “Eleições 2026” está fortemente acelerado, como esta coluna vem alertando desde o ano passado, quando ocorreram os pleitos municipais. E, naturalmente, o partido que hoje possui o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o PT, fica nos holofotes, seja em nível nacional, seja na esfera estadual.
A prioridade geral da sigla é a reeleição de Lula. Isso implica em possíveis efeitos cascatas pelas unidades da federação. Assim, são especuladas diversas candidaturas a governos estaduais e uma delas é a do deputado federal Helder Salomão (PT), campeão de votos para a Câmara dos Deputados, em 2022.
O fato é que cada caso vai ser analisado com a devida ótica, visto que uma das prioridades também é manter vagas no Congresso, afinal essa representação é fundamental para a composição do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral. Esses fundos servem para bancar recursos como os das eleições.
Logo, com polos que vão se formando no Espírito Santo, de um lado o do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), com o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), e do outro o do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), valeria a pena queimar cartucho com Helder, que demonstrou alta capilaridade para o Congresso? O PT, se não conseguir aglutinar grande número de partidos para essa majoritária, iria para esse esforço?
Claro que conjunturas vão ser apresentadas, o que determinará os idos do PT no Espírito Santo. O que é certo é que a sigla seguirá com plano de reeleição de Fabiano Contarato (PT) no Senado e vai buscar formar chapa forte para a Câmara, com o intuito de manter as atuais duas cadeiras, hoje ocupadas por Helder e por Jack Rocha (PT). Um que já declarou que tem o desejo da disputa pela vaga de deputado federal é João Coser (PT), hoje deputado estadual.
A Assembleia Legislativa segue como outra opção para manter destaque do partido. E uma figura que não pode ser desprezada é a vereadora de Vitória Karla Coser (PT), cuja aspiração é estar em Brasília em curto/médio prazo. A Assembleia poderia ser um degrau na carreira dela, mas há quem defenda que ela deveria já tentar posto na Capital Federal.
A cereja do bolo é a discussão do Palácio Anchieta. E isso vai depender dos arranjos nacionais. A depender dos partidos que endossarem a candidatura de Lula, concessões podem ocorrer, como em 2022, quando Contarato recuou para fortalecer a candidatura de Casagrande.
O desafio do PT, que ainda passa por eleições internas neste ano, é se manter fortalecido, batalhar contra o antipetismo, latente no Estado, e remar conforme a maré que vier de Brasília. Pode ser que as ondas sejam mais “tranquilas” e que permitam decisões mais suaves. Mas pode ser que alguém tenha de ir para o sacrifício, em nome do bem maior, que no caso petista é a reeleição de Lula. A ver.
É 13!
O deputado estadual João Coser (PT) é tão petista que nasceu no dia 13 de março. O parlamentar completa 69 anos e convidou amigos e seguidores para seu aniversário em um churrasquinho no bairro Tabuazeiro, na Capital. Comanda individual, vale ressaltar!
***
Ampliação
Sem muito alarde, a Assembleia Legislativa publicou ato, na última terça-feira (11) que atualiza o quantitativo de servidores por gabinete parlamentar. Passa de 19 para 23. As medidas relacionadas a isso foram disponibilizadas em edição extraordinária no Diário Legislativo.
Reforço
Os deputados seguem tendo de respeitar a tabela de pontos previamente existente e vão ter de fazer malabarismo para encaixar essa quantidade máxima. Há quem veja como reforço de tropa já visando a eleição de 2026, quando muitos devem buscar reeleição ou tentar novos ares, como o Congresso.
Sem relação
O deputado federal Evair de Melo (Progressistas) procurou ES Hoje e destacou que críticas relacionadas à importação de café do Vietnã, para redução do preço no País, nada têm a ver com a missão do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB). Frisou que tem correlação com agenda que participou em Brasília. Recado dado!
***
Aprovado I
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que prevê atendimento prioritário de mães e pais atípicos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incluído o atendimento psicossocial. Esses pais são aqueles com filhos com doenças raras ou deficiências que exijam cuidados especiais.
Aprovado II
O texto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Simone Marquetto (MDB/SP), ao Projeto de Lei 3124/23, que também teve como apensado o PL 4313/23, de autoria do deputado federal Da Vitória (Progressistas), que prevê atendimento prioritário aos pais que se dedica aos cuidados de filhos com transtorno do espectro autista. A matéria será analisada ainda pelo Senado.
***
Ainda estou aqui
Candidato mais votado na última lista tríplice para procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPES), o promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa vê a chapa que registrou como única na eleição da presidência da Associação Espírito-Santense do Ministério Público.
Perguntar não ofende
Pedro Ivo vai disputar, mais uma vez, o posto de chefe do MPES, no ano que vem? Nos bastidores, o atual procurador-geral de Justiça, Francisco Berdeal, é candidatíssimo à reeleição. E tem ótima relação com o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).
Em Vila Velha, 4h48
Às 4h48 desta quinta-feira (13), Casagrande já passava o café. Motivo? Se alimentar cedo em função de uma viagem para São Paulo, onde tratou de boas práticas na educação do Espírito Santo.
***
Com campeão olímpico
Solenidade, nessa quarta-feira (12), de inauguração do Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência e de entrega das reformas dos ginásios de ginástica e lutas da Sesport contou com a presença do campeão olímpico em Londres/2012 Arthur Zanetti, ginasta que competiu na modalidade de argolas. Ele subiu ao palco ao lado de Casagrande.
***
Novos coronéis da PM
O alto comando da Polícia Militar do Estado ganhou três novos coronéis. Foram promovidos à principal patente da instituição: Antônio Henrique Lima Bezerra, Anderson Scota Moreira e Leandro Santa Clara de Menezes.
Comenda
Em meio à disputa para a sucessão da Amunes, o presidente da entidade, Luciano Pingo (MDB), foi homenageado pelo presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca, com a Comenda do Mérito Eleitoral. A honraria foi concedida pela atuação da Amunes nas Eleições 2024, quando promoveu com o Tribunal Eleitoral palestras por vários municípios do Estado.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Tem poder recorrendo até a nomeação de pastor para auxiliar nas articulações de pasta. Amém!
Tá na rede
“O Carnaval é muito mais que uma festa, ele movimenta a nossa economia, atrai turistas de todo o mundo e cria inúmeras oportunidades os capixabas, principalmente dentro das comunidades”
Marcelo Santos (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa