Dólar Em alta
5,711
23 de abril de 2025
quarta-feira, 23 de abril de 2025

Reeleição de Lula, vagas no Congresso e governo? O que esperar do PT no ES

O assunto “Eleições 2026” está fortemente acelerado, como esta coluna vem alertando desde o ano passado, quando ocorreram os pleitos municipais. E, naturalmente, o partido que hoje possui o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o PT, fica nos holofotes, seja em nível nacional, seja na esfera estadual.

A prioridade geral da sigla é a reeleição de Lula. Isso implica em possíveis efeitos cascatas pelas unidades da federação. Assim, são especuladas diversas candidaturas a governos estaduais e uma delas é a do deputado federal Helder Salomão (PT), campeão de votos para a Câmara dos Deputados, em 2022.

O fato é que cada caso vai ser analisado com a devida ótica, visto que uma das prioridades também é manter vagas no Congresso, afinal essa representação é fundamental para a composição do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral. Esses fundos servem para bancar recursos como os das eleições.

Logo, com polos que vão se formando no Espírito Santo, de um lado o do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), com o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), e do outro o do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), valeria a pena queimar cartucho com Helder, que demonstrou alta capilaridade para o Congresso? O PT, se não conseguir aglutinar grande número de partidos para essa majoritária, iria para esse esforço?

Claro que conjunturas vão ser apresentadas, o que determinará os idos do PT no Espírito Santo. O que é certo é que a sigla seguirá com plano de reeleição de Fabiano Contarato (PT) no Senado e vai buscar formar chapa forte para a Câmara, com o intuito de manter as atuais duas cadeiras, hoje ocupadas por Helder e por Jack Rocha (PT). Um que já declarou que tem o desejo da disputa pela vaga de deputado federal é João Coser (PT), hoje deputado estadual.

A Assembleia Legislativa segue como outra opção para manter destaque do partido. E uma figura que não pode ser desprezada é a vereadora de Vitória Karla Coser (PT), cuja aspiração é estar em Brasília em curto/médio prazo. A Assembleia poderia ser um degrau na carreira dela, mas há quem defenda que ela deveria já tentar posto na Capital Federal.

A cereja do bolo é a discussão do Palácio Anchieta. E isso vai depender dos arranjos nacionais. A depender dos partidos que endossarem a candidatura de Lula, concessões podem ocorrer, como em 2022, quando Contarato recuou para fortalecer a candidatura de Casagrande.

O desafio do PT, que ainda passa por eleições internas neste ano, é se manter fortalecido, batalhar contra o antipetismo, latente no Estado, e remar conforme a maré que vier de Brasília. Pode ser que as ondas sejam mais “tranquilas” e que permitam decisões mais suaves. Mas pode ser que alguém tenha de ir para o sacrifício, em nome do bem maior, que no caso petista é a reeleição de Lula. A ver.

É 13!

O deputado estadual João Coser (PT) é tão petista que nasceu no dia 13 de março. O parlamentar completa 69 anos e convidou amigos e seguidores para seu aniversário em um churrasquinho no bairro Tabuazeiro, na Capital. Comanda individual, vale ressaltar!

***

Ampliação

Sem muito alarde, a Assembleia Legislativa publicou ato, na última terça-feira (11) que atualiza o quantitativo de servidores por gabinete parlamentar. Passa de 19 para 23. As medidas relacionadas a isso foram disponibilizadas em edição extraordinária no Diário Legislativo.

Reforço

Os deputados seguem tendo de respeitar a tabela de pontos previamente existente e vão ter de fazer malabarismo para encaixar essa quantidade máxima. Há quem veja como reforço de tropa já visando a eleição de 2026, quando muitos devem buscar reeleição ou tentar novos ares, como o Congresso.

Sem relação

O deputado federal Evair de Melo (Progressistas) procurou ES Hoje e destacou que críticas relacionadas à importação de café do Vietnã, para redução do preço no País, nada têm a ver com a missão do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB). Frisou que tem correlação com agenda que participou em Brasília. Recado dado!

***

Aprovado I

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que prevê atendimento prioritário de mães e pais atípicos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incluído o atendimento psicossocial. Esses pais são aqueles com filhos com doenças raras ou deficiências que exijam cuidados especiais.

Aprovado II

O texto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Simone Marquetto (MDB/SP), ao Projeto de Lei 3124/23, que também teve como apensado o PL 4313/23, de autoria do deputado federal Da Vitória (Progressistas), que prevê atendimento prioritário aos pais que se dedica aos cuidados de filhos com transtorno do espectro autista. A matéria será analisada ainda pelo Senado.

***

Ainda estou aqui

Candidato mais votado na última lista tríplice para procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPES), o promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa vê a chapa que registrou como única na eleição da presidência da Associação Espírito-Santense do Ministério Público.

Perguntar não ofende

Pedro Ivo vai disputar, mais uma vez, o posto de chefe do MPES, no ano que vem? Nos bastidores, o atual procurador-geral de Justiça, Francisco Berdeal, é candidatíssimo à reeleição. E tem ótima relação com o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).

Em Vila Velha, 4h48

Às 4h48 desta quinta-feira (13), Casagrande já passava o café. Motivo? Se alimentar cedo em função de uma viagem para São Paulo, onde tratou de boas práticas na educação do Espírito Santo.

***

Reeleição de Lula, vagas no Congresso e governo? O que esperar do PT no ESCom campeão olímpico

Solenidade, nessa quarta-feira (12), de inauguração do Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência e de entrega das reformas dos ginásios de ginástica e lutas da Sesport contou com a presença do campeão olímpico em Londres/2012 Arthur Zanetti, ginasta que competiu na modalidade de argolas. Ele subiu ao palco ao lado de Casagrande.

***

Novos coronéis da PM

O alto comando da Polícia Militar do Estado ganhou três novos coronéis. Foram promovidos à principal patente da instituição: Antônio Henrique Lima Bezerra, Anderson Scota Moreira e Leandro Santa Clara de Menezes.

Comenda

Em meio à disputa para a sucessão da Amunes, o presidente da entidade, Luciano Pingo (MDB), foi homenageado pelo presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca, com a Comenda do Mérito Eleitoral. A honraria foi concedida pela atuação da Amunes nas Eleições 2024, quando promoveu com o Tribunal Eleitoral palestras por vários municípios do Estado.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.

Na moita

Tem poder recorrendo até a nomeação de pastor para auxiliar nas articulações de pasta. Amém!

Tá na rede

“O Carnaval é muito mais que uma festa, ele movimenta a nossa economia, atrai turistas de todo o mundo e cria inúmeras oportunidades os capixabas, principalmente dentro das comunidades”

Marcelo Santos (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas