Na semana do Carnaval de Vitória, o bloco carnavalesco da política atuou animadíssimo. Comissão de frente, destaques e carros alegóricos da campanha de 2026 já estão devidamente apresentados à população.
Acompanhe o resumo das análises e dos destaques da semana.
***
Comício I
Palco instalado, casa cheia, representantes de diversos municípios do Estado e investimento de R$ 200 milhões. O evento para valorizar o Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas 2025, nessa quarta-feira (19), na verdade, serviu um para ser um comício para valorizar a dupla Renato Casagrande (PSB), governador do Estado, e Ricardo Ferraço (MDB), vice-governador e plano A do grupo para a disputa do Palácio Anchieta, no ano que vem.
Comício II
Virou regra do time. Quando se fala na atual gestão, é preciso sempre falar de Casagrande e Ricardo, não existe mais só o governador socialista, mas sim os dois. E não parou por aí. Todos que discursaram fizeram questão de enaltecer o atual chefe do Executivo, bem como o vice. E isso para uma plateia com políticos com mandatos eletivos de todos os cantos do Estado.
Comício III
Novo líder da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) repetiu o slogan do emedebista – “O Brasil que dá certo” – e fez elogios à gestão. Já o presidente da Casa de Leis, Marcelo Santos (União Brasil), pontuou discurso que baseia a união suprapartidária. Marcelo frisou que ideologia partidária não leva alimento para casa. Disse também que tem posição – que está bem exposta, não é -, que extremismo não vai fazer o Brasil crescer e que é preciso seguir no caminho certo.
Comício IV
Já na vez de Ricardo, o vice enalteceu o governo por sua responsabilidade fiscal, investimento e por ser o “governo mais municipalista do País”. Ora, se um grupo atende aos anseios das cidades, por que mudar? Isso ficou bem claro nas entrelinhas.
Comício V
Coube a Casagrande finalizar o diálogo com prefeitos e vereadores. O socialista frisou que Ricardo tem vida pública há anos e é ficha limpa. Que neste momento há Estado organizado e equilibrado. Afirmou que “quem planeja, tem futuro” e se lembrou do fundo soberano, com montante de R$ 2 bilhões. “A gente tem pressa. A população tem pressa”, contou Casagrande, que em pouco mais de um ano terá de decidir se renuncia ou não para a disputa do Senado. E, mais uma vez, deixou recado sobre quem precisa comandar o Espírito Santo.
Comício VI
“Esse estado está numa posição que virou referência. Foi problema no passado. Hoje, é solução. Se a gente continuar com gente séria, que tem capacidade de diálogo, de fato, Ricardo, ninguém vai segurar este Estado”, explicou Casagrande, fazendo chamamento ao seu vice. Por fim, mostrou que a gestão dele tem diálogo com todos, ao detalhar que todos os municípios, independente do partido – e na plateia havia inclusive representantes do PL -, terão apoio do governo. Captaram vossas mensagens?
***
Teste I
O Desfile das Escolas de Samba do Carnaval de Vitória começou nessa sexta-feira (21) e, a quase um ano de definições sobre o processo eleitoral de 2026, o evento de 2025 serve como teste de popularidade para políticos que vão colocar o bloco na rua para a disputa dos principais cargos eletivos.
Teste II
Gregos e troianos vão acabar se esbarrando e terão de manter a harmonia para que o samba não atravesse na frente do público, como os grupos do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos). Antes de mesmo de quaisquer formalidades, são polos que já se solidificaram e que antagonizam por destaques.
Teste III
A participação de políticos com mandatos eletivos em desfiles de escolas de samba é um fenômeno que ocorre frequentemente durante o Carnaval. Este comportamento pode gerar tanto benefícios quanto desafios para eles, dependendo de como são percebidos por seus eleitores e pela sociedade em geral.
Teste IV
Para o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), plano A do Palácio Anchieta, e outros ungidos por Casagrande, pode ser a oportunidade ideal de aproximação com o povo, visto que é uma maneira de demonstrar que estão próximos à população e interessados na cultura local. Pode gerar empatia e uma imagem de “representante da comunidade”.
Teste V
Além disso, quem estiver por lá, como Pazolini, que nos últimos dias reforçou a importância da folia na Capital, pode associar sua imagem a momentos de festividade e celebração, reforçando um aspecto mais descontraído e acessível. Todos desejam conexão mais emocional com o eleitorado.
Teste VI
Só que também é preciso ponderar os quês negativos. Quem não tem costume de cair no samba pode ser visualizado pela população como eleitoreiro. Se a presença do político for interpretada como uma tentativa óbvia de ganhar popularidade sem um comprometimento real com as questões que afetam a comunidade, isso pode prejudicar a imagem do político.
Teste VII
Também há o fator de desconexão com problemas reais. É preciso ter todo o cuidado, visto que crises podem acontecer antes mesmo de o desfile começar, e a população ver a presença dos políticos no Sambão sem ter a real dimensão de que está havendo trabalho para mitigação dos fatos.
***
Fator Euclério
Coluna Bastidores, publicada na edição digital semanal de ES Hoje, mostra que o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB, mas a caminho do União Brasil), tem recebido apoio da população para a disputa do governo do Estado.
Pesquisas
O grupo de Casagrande tem lançado mão de pesquisas permanentes para avaliar o desempenho de seus aliados.
Olha eu aí!
Segundo Bastidores, o deputado federal Evair de Melo (Progressistas) é um entusiasta da candidatura do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), a governador em 2026. Mas deixa claro: se o prefeito não disputar vaga para o Palácio Anchieta, ele está disposto a enfrentar qualquer nome do grupo de Renato Casagrande.
***
Foto da semana
O presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, fez publicação enaltecendo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). “É uma honra integrar o Republicanos ao lado de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, no trabalho por um Brasil mais forte, próspero e justo”, disse Erick.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Desejamos um ótimo fim de semana!