A pesquisa do Instituto Perfil, publicada por ES Hoje nesta sexta-feira (14), reforça o cenário apresentado pelo levantamento da Paraná Pesquisas, com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), na liderança e com revezamentos entre quem pode ser o candidato com mais viabilidade para o Palácio Anchieta.
Se no desdobramento da Paraná o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), se mostrou mais competitivo, na do Instituto Perfil houve maior predileção para o ex-prefeito da Serra e hoje secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal.
Naturalidade
Querendo ou não, Ricardo e Vidigal são os políticos, dentre os escalados pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), com maior caminhada na vida pública e já ocuparam postos com muitos destaques.
Está vivo
Interessante notar que a pesquisa demonstra até mesmo recall para o ex-governador do Estado Paulo Hartung (a caminho do PSD), que ensaia retorno para candidaturas – ou não.
Fortalecido
Casagrande, por sua vez, está bastante fortalecido. Se for candidato ao Senado, certamente uma das duas vagas será dele.
Missão
Com a máquina na mão, o governo do Estado tem a missão de reduzir a presença de Pazolini, com o objetivo de fortalecer o candidato do grupo. O nível de aprovação do governador, que é alto, é um dos trunfos.
***
Sextou, mas não sextarei
Falando nele, o “sextou, mas não sextarei” de Casagrande foi regado com polenta frita, queijo e linguiça de porco.
Agenda na terra natal
O governador teve agenda, nesta sexta-feira (14), na terra natal dele, Castelo. Foi autorizar diversas entregas no município.
Barra de cereal de respeito
Já na quinta-feira (13), Casagrande participou de agenda na Serra. E uma moradora do bairro Feu Rosa ofereceu “barras de cereal” de respeito para ele, para Ricardo Ferraço e para o prefeito serrano, Weverson Meireles (PDT). Deu até fome.
***
Republicanos com PL?
Chamou a atenção do mercado foto do presidente estadual do Republicanos e secretário de Governo da Capital, Erick Musso, ao lado do deputado federal Gilvan da Federal (PL). Sinal de união entre os partidos? No dia anterior, Pazolini já havia se reunido com o deputado estadual Lucas Polese (PL).
Sem efeito
Exonerações em massa que aconteceram em Vila Velha foram atualizadas como sem efeito. Se foi tudo resolvido, ótimo!
De confiança
Nomeações nas secretarias de Estado de Recuperação do Rio Doce e de Turismo, comandadas, respectivamente, por Guerino Balestrassi (MDB) e Victor Coelho (PSB), estão atendendo a requisitos de confiança dos gestores.
Menina dos olhos
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), retomou o programa Arranjos Produtivos e deu nova roupagem. A iniciativa dialoga com pequenos produtores e tem servido de vitrine para o parlamentar se destacar no interior.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Sinais indicam ruptura de alguns paradigmas entre aliados. Cenas dos próximos capítulos.
Tá na rede
“E ainda tem gente que acredita na mentirada da esquerda e sai defendendo o bando com a cara limpa. Para quem é do agro raiz sabe que a produção de arroz orgânico do MST é baixa se comparada ao arroz comum, visto nos pratos de boa parte da população”
Evair de Melo (Progressistas), deputado federal