Dólar Em alta
6,025
22 de janeiro de 2025
quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Polarização volta a ganhar força com reações de Trump, Bolsonaro e Lula

A posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, os reclames de Jair Bolsonaro por ser impedido de ir ao evento e a reação do governo Lula após o fracasso da má política de comunicação quanto à fiscalização do Pix devem acender, novamente, a chama da polarização no Brasil.

É de certo que o primeiro bimestre se inicia com fortes vitórias do centrão, como a ascensão representantes ligados a essa tendência no Congresso, contudo não se pode menosprezar o que pode vir a reboque das decisões de Trump nos EUA, que são metabolizadas pelo acompanhamento das gigantes de tecnologia ao seu lado.

Pelo Brasil, parlamentares mais conservadores indicam muita simpatia pelas posturas trumpistas. Em uma live na qual Bolsonaro também participou, o deputado federal Evair Melo (Progressistas) explanou que, desde a pandemia, as pessoas passaram a dar mais valor a suas terras, em uma espécie de justificativa quanto ao protecionismo adotado pelo novo governo ianque.

Por outro lado, políticos do PT, como a vereadora de Vitória Karla Coser (PT), que mira objetivos mais audaciosos em curto/médio prazo, já teceu críticas a um gesto de Elon Musk, colaborador do presidente americano, que se assemelha com saudação nazista.

Obviamente que sempre entra em cena o famoso jargão “É a economia, estúpido”, que ressalta que é o lado financeiro que determina qualquer jogo político. E com essa nova fase nos Estados Unidos e mais a guerra que o governo federal vai lançar, de comparar a gestão Lula com a de Bolsonaro, os holofotes voltam a um contexto muito particular de batalha entre PT e o conservadorismo, muito enraizado no PL.

De um modo geral, isso pode beneficiar aqueles que vão buscar cargos eletivos federais, sejam proporcionais – deputado federal – e majoritário, como senador. Para as batalhas mais regionais, o efeito pode ser menor, mas é preciso ficar atento às amarras que esses partidos irão fazer.

Claro que a depender de como essa forma de narrativa for realizada e de como ela será aceita, quem estiver em busca do Palácio Anchieta terá de fazer algum tipo de flerte com as ideias, não ficando totalmente isento, ainda, claro, que não tome partido de “A” ou “B”.

Se o processo eleitoral, em nível regional, já estava aceleradíssimo, com essa nuance americana e os acontecimentos em Brasília, mais do que nunca o tema de eleição vai começar a permear a sociedade brasileira como um todo e o Espírito Santo, que nos últimos anos adotou a escolha de candidatos mais afeitos ao conservadorismo, também vai debater e muito isso.

***

Fim da interinidade

Erick Musso, presidente do Republicanos, desembarcou na Prefeitura de Vitória como secretário de Governo. Com isso, acabou a interinidade de Regis Mattos Teixeira, que acumulou a tarefa com a pasta de Gestão e Planejamento. Ele já começou esta terça com reuniões com vereadores da Capital, especialmente os da base.

Jogando confete

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), jogou confete e republicou, por diversas vezes, a notícia de que a Capital é a melhor do País em funcionamento da máquina pública. Um dos que exaltou o republicano foi o ex-promotor de Justiça Marcelo Zenkner.

***

Inauguração

A inauguração do Cineteatro das Artes, em Vila Velha, nessa segunda-feira (20), contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), da primeira-dama, dona Maria Virgínia, e do prefeito canela-verde, Arnaldinho Borgo (Podemos). Apresentações musicais e palestra do filósofo Ailton Krenak marcaram o evento.

***

Ajustes

Reuniões com deputados estaduais a respeito da definição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa continuam ocorrendo. Previsão é de que Casagrande manifeste seu endosso a qualquer momento. Marcelo Santos (União Brasil) e Vandinho Leite (PSDB) são os principais interessados.

***

Reuniões municipalistas

Os últimos dias, no escritório do deputado federal Gilson Daniel (Podemos), foram marcados por reuniões altamente municipalistas. O parlamentar recebeu representantes de Viana, Marilândia e Santa Teresa.

***

Manato paz e amor

Polarização volta a ganhar força com reações de Trump, Bolsonaro e Lula

O ex-deputado federal Carlos Manato (PL) vem tendo momentos de paz e amor, como publicado nesta terça-feira (21), na qual aproveita praia com o neto. No ano que vem, contudo, o cenário deverá ser bem diferente…

***

Luto

Morreu nesta terça-feira (21), aos 78 anos, o desembargador aposentado Sérgio Bizotto Pessoa de Mendonça. Ele se aposentou em 2021 do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, após quase 47 anos de magistratura. Bizotto foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES) em 2012 e, no biênio 2014/2015, foi responsável pela condução do Judiciário capixaba. Poder ESHOJE se solidariza com amigos e familiares.

***

Concurso

Nos bastidores do Ministério Público Estadual (MPES), já é dado como certo a realização do concurso público neste ano.

Apuração

A promotoria, em Vila Velha, realiza trabalho para apurar a quantidade ideal de servidores para a Secretaria de Serviços Urbanos do município. Foi constatado baixo efetivo, o que prejudica o trabalho preventivo na cidade, segundo documento do MPES.

Prisões de destaque

O Espírito Santo foi palco de prisões de destaque nos últimos dias. Nessa segunda-feira (20), em Guarapari, foi detido um dos líderes do Comando Vermelho, Diego Guimarães Barbosa, conhecido como “Dikini” e “Senhor da Guerra”. Já nesta terça-feira (21), o governo de Minas Gerais anunciou que o motorista da carreta que provocou o acidente que deixou ao menos 41 pessoas mortas na zona rural de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, foi preso no Estado.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.

Na moita

Dizem que um político vai aguardar até os 45 minutos do segundo tempo para manifestar seu interesse em determinada campanha. Muita expectativa ao redor.

Tá na rede

“Intolerância é violência. O Brasil é um país diverso e plural. E eu sempre acreditei que Deus está na união das diferenças!”

Fabiano Contarato (PT), senador

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas