Dólar Em baixa
5,376
31 de outubro de 2025
sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Giro Rápido: Desafio de equilibrar espaço no governo do ES para aliados e sinais nas relações

A chegada (ou retorno) de Tyago Hoffmann (PSB) à gestão III do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), expõe a necessidade de equilibrar o espaço com aliados, algo que o chefe do Executivo, durante conversa com o programa EntreVistas, exibido por ES Hoje, no último dia 31/12, garantiu que sabia “compartilhar”.

Fato é que, numa tacada só, vieram para o governo dois membros do PSB: Tyago, para a titularidade da Saúde, e Lorena Vasques (PSB), que disputou a eleição para a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, foi derrotada e agora está atuando como subsecretária de Estado de Infraestrutura Rodoviária na Secretaria de Estado de Mobilidade Urbana (Semobi).

Estão previstos nos bastidores mais desembarques de socialistas no segundo escalão, como o ex-vereador de Vitória Vinícius Simões (PSB), que deverá ser abrigado na pasta da Educação.

Como destacado por Casagrande, ele acredita que é possível manter coeso o pesado grupo que o elegeu e orquestrar o processo de sucessão para 2026. Mas há, nos bastidores, pedidos de aliados para que sejam contemplados no plano governista.

Lembrando que no rol dos partidos que ajudaram estão, por exemplo, Progressistas e Podemos, que vêm sendo cortejados por outros projetos de poder, diga-se de passagem.

Tudo em casa

A nomeação de Miguel Duarte Neto, ex-secretário de Estado da Saúde, para o cargo de diretor de Operações, Logística, Tecnologia da Informação e Comunicação, Infraestrutura e Manutenção da Fundação Inova pode ser vista como copo bem cheio: a remuneração é bem mais vantajosa do que como chefe de pasta.

Outro destino?

Há quem diga que Tyago buscava outro abrigo, mas não houve entendimento. Dizem, dizem…

Faca de dois gumes

A Sesa é uma pasta altamente robusta. Ao mesmo tempo que permite alta visibilidade, é uma incubadora permanente de crises.

Mais mudanças?

Outras mudanças no governo do Estado estão em alvos de burburinho.

***

Impressão

Pelos lados da Assembleia Legislativa, há a impressão de que a saída de Tyago Hoffmann possa prejudicar as pretensões de Vandinho Leite (PSDB) de comandar a Casa de Leis no próximo biênio. E que Marcelo Santos (União Brasil), atual presidente, ficaria fortalecido no processo. A ver…

Ele fica

Conforme publicado por ES Hoje, Bruno Lamas (PSB), suplente de Tyago Hoffmann, seguirá como secretário no governo estadual. Caberá a Toninho da Emater (PSB) substituir o titular da Saúde na Assembleia Legislativa.

Vaca atolada

Receita do “sextou, mas não sextarei” da vez do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), foi vaca atolada. Prato para ajudar a aguentar o “tranco”, segundo ele, de compromissos, como os investimento do Acordo de Mariana.

***

Sinais… I

Vice-governador do Estado e presidente estadual do MDB, Ricardo Ferraço não compareceu à posse de recondução do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB).

Sinais… II

No entanto, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), não só compareceu, como também até teve outro compromisso, no dia seguinte, com o cariaciquense. Não existe almoço de graça, não é verdade?

***

Nova localização

O delegado Leandro Piquet (Progressistas) já tem nova localização de trabalho, após o fim de seu mandato como vereador em Vitória. Ele vai atuar no gabinete da Superintendência Regional Metropolitana da Polícia Civil.

De volta

Allan Ferreira (Podemos) assumiu, mais uma vez, o posto de deputado estadual. Após retotalização de votos que tornou Fábio Duarte (Rede) parlamentar, ele havia ficado como suplente de Lucas Scaramussa (Podemos), agora prefeito de Linhares.

***

LGPD em falta

Prefeitura de Vila Velha precisa tomar cuidado com dados sensíveis. Publicação do Diário Oficial do Executivo expôs o número de CPF do prefeito do município, Arnaldinho Borgo (Podemos).

Conexão VV x Muniz Freire x ES

Arnaldinho se encontrou com o prefeito de Muniz Freire, Dito Silva (PSB), nessa quinta-feira (2). O canela-verde, mais uma vez, deixou à mostra seu discurso mais ambicioso. “Conversamos sobre Muniz Freire, Vila Velha e os caminhos para o futuro do Espírito Santo. Viva Muniz Freire! Viva Vila Velha! Viva o nosso Espírito Santo!”.

***

Vem Verão

Arenas e programações de verão são apostas das prefeituras para diversificar a arrecadação e movimentar a economia.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.

Na moita

Tem político chateado com exoneração de cônjuge de um certo poder…

Tá na rede

“Fomos além em 2024. Para muitos parecia impossível, mas nós fizemos. Ao lado do governador Renato Casagrande e do vice-governador Ricardo Ferraço, ouvindo os prefeitos, lideranças e o povo, levamos investimentos, melhorias, oportunidades e esperanças aos capixabas dos mais diversos lugares do estado”

Vandinho Leite (PSDB), deputado estadual

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="63695"]