Dólar Em alta
6,042
20 de janeiro de 2025
segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Casagrande faz novo gesto por grupo unido… e pressiona Ricardo Ferraço

O esperado “sim” do ex-prefeito da Serra Sergio Vidigal (PDT) ao governo do Estado, como antecipado por ES Hoje, reforça os sinais que o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), já vinha demonstrando, que é manter o grupo unido.

Acolhido numa pasta que tem visibilidade e que anuncia investimentos, como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento – ou seja, somente com pautas positivas -, Vidigal ganha holofotes e capacidade para circular pelos municípios capixabas. Maior reconhecimento é melhor para o pedetista e para Casagrande, que tem pretensão de disputar o Senado. Grato, Vidigal frisou que vem para colaborar com o projeto político eleitoral do chefe do Executivo capixaba.

O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), é visto como a opção número 1 para a sucessão, mas não é a única. Vidigal, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), e os deputados federais Da Vitória (Progressistas) e Gilson Daniel (Podemos) já foram declarados com potencial.

Ricardo, que ainda é presidente do MDB, deixa a pasta para Vidigal e fica livre para rodar com Casagrande e ser representante/porta-voz das boas-novas, além de pensar a gestão, ser um protagonista. Nas entrelinhas e para todo mundo ver, fica nítido que todas as condições estão sendo promovidas para que Ricardo suba nas pesquisas de intenções de votos. É a chance de ouro, como destacam interlocutores.

E como um pai que busca dar atenção aos filhos – no caso, os pré-selecionados à lista do Palácio Anchieta -, o socialista procura atender aos anseios e conceder espaços para que cada um possa crescer. Ricardo pode até ser a principal aposta, mas a pulverização em nome de Casagrande está lançada e aquele que estiver mais fortalecido será o escolhido para a disputa ao Palácio Anchieta.

Se Da Vitória, presidente do Progressistas, já foi atendido com mais espaço, a próxima tarefa da gestão é encontrar reduto para Gilson Daniel, que não é tão apreciado assim por Arnaldinho Borgo. São negociações delicadas, que envolvem egos e disputas por bases.

Enquanto isso, Casagrande vai ganhando tempo para o processo eleitoral de 2026 e fôlego para manter seu grupo unido. Se até o pleito isso vai se manter, ainda há muito para acontecer.

***

Interrogações I

O Progressistas é aliado de primeira hora da gestão do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), cotadíssimo para a disputa de 2026. Uma hora ou outra, a legenda progressista deverá fazer alguma escolha. Não tem jeito.

Interrogações II

Gilson vem sendo cortejado para levar seu grupo à coalizão de centro-direita, idealizada pelo Republicanos. Seu partido conquistou diversas prefeituras e cadeiras nas câmaras de vereadores.

Interrogações III

Vidigal declarou a ES Hoje que não deseja mais disputar vaga para a Câmara. Logo, o caminho só poderia ser de eleições majoritárias, como Senado ou governo. A verificar se ele, novamente, disputará algum pleito.

Interrogações IV

Uma eventual candidatura de Ricardo precisa ser muito bem amarrada com Arnaldinho, que cada vez mais passa por processo de estadualização de seu nome, assim como Pazolini. Não seria surpresa alguma se o canela-verde bater o pé para que ele seja o nome da vez para o Palácio Anchieta.

***

Sinais

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), repostou story de um seguidor com mensagem profética. “Hoje nosso prefeito, quem sabe governador?”.

***

Cada um no seu pedal

Figuras políticas do Espírito Santo aproveitam o fim de semana para atividades ciclísticas. O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), participou de pedal em Vila Velha, para inauguração da nova Ponte da Madalena. Já o ex-governador Paulo Hartung (a caminho do PSD) aproveitou as vias de Vitória.

***

Samba, Carnaval e Mesa Diretora I

O anúncio de investimentos para o Carnaval de Vitória, nesta segunda-feira (20), no Palácio Anchieta, teve outro enredo: a sucessão da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Antes do metiê com a turma do samba, Casagrande debateu o tema com o líder do governo na Casa de Leis, Dary Pagung (PSB), espécie de diretor de harmonia e de evolução: tem de fazer o grupo cantar o samba que vem do palácio e ainda manter o desfile constante, sem atropelos e sem desrespeitar os sinais amarelo e verde.

Samba, Carnaval e Mesa Diretora II

O atual presidente da Casa de Leis, Marcelo Santos (União Brasil), esteve presente ao evento, assim como um dos seus maiores apoiadores, o deputado estadual Denninho Silva (União Brasil), que veste a camisa do “Acadêmicos de Marcelo Santos”.

Samba, Carnaval e Mesa Diretora III

O governador tem reuniões com os parlamentares e a expectativa é que não demore para ler as notas, leia-se seu posicionamento, a respeito da eleição da Mesa, declarando seu apoio já nos próximos dias.

***

Live

Parlamentares conservadores do País, como o capixaba Messias Donato (Republicanos), fizeram lives da posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

***

De mulher para menina

Casagrande faz novo gesto por grupo unido… e pressiona Ricardo Ferraço

A vereadora de Vitória Karla Coser (PT) fez chá revelação, no último fim de semana, do sexo do seu bebê: será uma menina. Motivação a mais para o retorno dos trabalhos na Câmara da Capital.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.

Na moita

Há quem aguarde por “traições” eleitorais ainda em 2025. Será?

Tá na rede

“Hoje, eu olho para você, Nikolas (Ferreira), e vejo um Calebe. Tenho dito isso na tribuna do Senado Federal e por onde passo. Eu já estou subindo a montanha, assim como Moisés, mas você é o Calebe que vai dominar esta nação, que vai cuidar desta terra”

Magno Malta (PL), senador, profetizando que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) será presidente da República

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas