O União Brasil está em processo de reflexão quanto ao desempenho do partido no Espírito Santo, nas eleições municipais, fato que está no horizonte da direção nacional da legenda.
Em termos de Brasil, o partido foi o quarto que mais elegeu prefeitos, com 583 representantes, sendo que emplacou eleitos em capitais importantes como Goiânia (Sandro Mabel), Salvador (Bruno Reis), Teresina (Silvio Mendes) e Natal (Paulinho Freire).
Contudo, no Espírito Santo, os placares foram mais modestos. O partido foi apenas o nono, em prefeitos eleitos, tendo somente Marcos Guerra, em Jaguaré, e empatando com PRD (Claudio Boa Fruta/Boa Esperança) e com Cidadania (Paulo Cola/Piúma). Foi também o nono na quantidade de vereadores que vão assumir a partir de 2025, em solo capixaba, com 38 representantes.
O União Brasil, para 2026, tem ambições maiores. Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, é visto como uma das lideranças possíveis para a disputa da Presidência da República ou para se aliar a alguém numa frente de centrão/centro-direita.
Nos bastidores, o que se vê é que o presidente nacional do partido, Antônio Rueda, é movido a resultados. Há quem diga que alas mais ligadas a mudanças no Espírito Santo querem o partido ao lado de Marcelo Santos (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa, e que tem pretensões tão ousadas quanto a sua legenda.
Há quem também defenda a manutenção do atual presidente, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União Brasil), até para continuidade de apoio e de base com o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), muito embora Marcelo também se apresente como aliado do socialista. Só que com Rigoni haveria mais chances de construções mais casadas com o socialista, conforme grupos colados ao Palácio Anchieta.
Os relatos são de dias decisivos dentro da sigla, visto que o planejamento do União Brasil, para 2026, segundo interlocutores, já começa agora. O clima de incerteza volta a bater ao ninho do partido em solo capixaba.
***
Contando
Após o fim das eleições municipais, nesse último domingo (27), o pleito da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa ganha contornos cada vez mais fortes. E o presidente da Casa de Leis, Marcelo Santos, já largou na frente como favorito.
Outro interessado
Outro interessado no comando da Mesa Diretora é o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), que celebrou bastante a vitória de Weverson Meireles (PDT) na Serra.
A caminho da licença
Estão cada vez mais fortes os rumores de que o deputado estadual Zé Preto (Progressistas) vai tirar licença de 120 dias da Assembleia Legislativa. Com isso, quem o substituirá, ao longo desse período, será Rafael Monteiro (PL), que tem base em Venda Nova do Imigrante.
Leis de Vila Velha
Anote na agenda! Vila Velha agora tem o “Dia Municipal do Personal Bronze”, a ser comemorado a cada 20 de setembro.
Investigação
Um candidato do PL, no interior do Estado, está na mira do Ministério Público Estadual por sucessão de denúncias de supostos crimes eleitorais.
***
Encontro acelerado
O coordenador da bancada federal capixaba, Da Vitória (Progressistas), se encontrou, nessa segunda-feira (28), com o Du, candidato que disputou pelo Avante a Prefeitura de Vitória.
***
Encontro com os mestres I
Prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles (PDT) foi ao Palácio Anchieta, nesta terça-feira (29), para dialogar com o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e com o atual gestor serrano, Sergio Vidigal (PDT).
Encontro com os mestres II
“Desejo muito sucesso ao Weverson nessa nova jornada. Com união, diálogo e muito trabalho, vamos construir um futuro ainda melhor para a cidade e para o Espírito Santo”, disse Casagrande, em suas redes sociais.
***
Sala especial
Iniciativa de inclusão e que merece atenção. O Estádio Kleber Andrade criou a Sala Sensorial, destinada ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Síndrome de Down durante a realização de eventos esportivos.
Somando apoios
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos/PB) deverá ter apoios da bancada federal capixaba para a eleição da presidência da Câmara dos Deputados. Além de Amaro Neto (Republicanos) e Messias Donato (Republicanos), ele deverá ganhar, por conta do anúncio de Arthur Lira (Progressistas), o endosso de Da Vitória (Progressistas) e de Evair de Melo (Progressistas).
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é [email protected].
Na moita
Candidatos eleitos e filiados a partidos defensores dos bons costumes já tiveram registros até relacionados com umas ervas diferentes. Risos.
Tá na rede
“Os livros são nossos melhores amigos: nos contam segredos, dividem histórias, nos ensinam e nos transportam para outro lugar”
Helder Salomão (PT), deputado federal