O prefeito de Cariacica e candidato à reeleição, Euclério Sampaio (MDB), fez mistério a respeito de seu futuro político, caso reeleito neste ano. Questionado pela série de entrevistas “ES Hoje nas Eleições 2024” se poderia disputar o governo do Estado, em 2026, o emedebista até fez alusão à formação profissional para responder de modo objetivo.
“Eu sou advogado e advogado não antecipa recurso: faz aquilo que está na vez”, elencou o prefeito, ressaltando que é aliado do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), “que sabe o que é melhor para o Estado”, nas palavras de Euclério.
Perguntado novamente sobre o tema, frisou que “já disse que está sendo candidato para concluir mandato (de prefeito)” e haverá muito tempo para analisar. Nas entrelinhas, fica a impressão de que se o cavalo passar selado, quem sabe, né?
Banho de beleza
Euclério, muito confiante, também afirmou que Cariacica deixou de ser o patinho feio da Grande Vitória desde que assumiu a gestão municipal.
Comprimidos
O prefeito fez comparação consigo mesmo sobre o envelhecimento da população. “Há 10 anos, eu não tomava comprimido nenhum. Hoje eu tomo um monte”. Frisou que sabe do desafio, mas que a arrecadação não aumentou.
Mentira
Euclério disse que é mentira que fechou escolas. E fez ataques ao PT. “O que o PT criou em oito anos? Façam um comparativo. Eu quero apontar a verdade”.
Série
A série de entrevistas de “ES Hoje nas Eleições 2024”, que começou com os candidatos à Prefeitura de Cariacica, pode ser acompanhada no canal de Youtube, aqui no portal e nas redes sociais @eshoje.
***
Decoreba
Quem assiste ao programa eleitoral gratuito de Vitória até já decorou o que o candidato Du (Avante) fala em seus segundos após tantas repetições.
João dos pets
João Coser (PT) faz menção às famílias com animais de estimação em Vitória. Em seu plano de governo há o projeto do Hospital Veterinário Municipal. Os gastos com pets têm crescido cada vez mais nas famílias.
Pai da criança
Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) segue na proposta de convencer o eleitor pela memória. O tucano destacou que os dois PAs em Vitória foram criados por ele.
***
Os tons de Audifax
Audifax Barcelos (Progressistas), em suas caminhadas pela Serra, tem adotado, de preferências, os tons de azul e de branco para as camisas que usa.
Ironia do chapéu
O deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) usou da ironia sobre o revezamento entre Audifax e Sergio Vidigal (PDT) na gestão da Prefeitura da Serra. Em vídeo, questiona: “prefere votar em políticos que estão há 30 anos no poder ou encher uma peneira com água?”. O material mostra a segunda opção.
***
Debate
Expectativa de debate quente, na noite desta quarta-feira (4), envolvendo os candidatos à Prefeitura de Guarapari. Pesquisas de intenções demonstram que Zé Preto (Progressistas) e Rodrigo Borges (Republicanos) são os favoritos nesta corrida eleitoral.
***
Aprovação
O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) julgou pela aprovação da Prestação de Contas Anual de 2023 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A decisão, que destaca a transparência e correção na gestão dos recursos públicos, foi comemorada pela Mesa Diretora e pelo presidente da Casa de Leis, deputado Marcelo Santos (União Brasil).
Elogios e campanha
Marcelo foi bastante elogiado pelos colegas e alguns deputados até já fizeram coro pela reeleição do parlamentar na presidência da Assembleia Legislativa.
Quem anda mais?
Nos bastidores da política capixaba, comenta-se quem tem andado mais para apoiar seus candidatos: Marcelo, Da Vitória (Progressistas) ou Gilson Daniel (Podemos).
***
Comemoração I
Após a desistência de Marcos Pereira (Republicanos/SP), a possível indicação do deputado federal Hugo Motta (Republicanos/PB) à candidatura de consenso para a presidência da Câmara dos Deputados, foi comemorada pelo colega de partido Amaro Neto (Republicanos).
Comemoração II
Motta, de 34 anos e já no quarto mandato em Brasília, é conhecido por circular bem entre os colegas parlamentares de vários matizes. “Temos no Hugo a disposição para o diálogo e a competência para a construção de soluções no Legislativo Federal”, enfatizou Amaro.
***
Requerimento
Ministério Público Estadual (MPES) requereu à Prefeitura de Vitória informações requisitando ao Executivo sobre a existência de veículo normativo visando tratar sobre a Política Municipal das Mudanças Climáticas e eventual criação do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas.
***
Acordo próximo
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), disse nesta quarta-feira (4), que o governo federal está próximo de anunciar um acordo com a mineradora Vale por conta da tragédia de Mariana (MG), ocorrida em 2015. A negociação se relaciona aos efeitos do rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, em Mariana, em 5 de novembro de 2015, que deixou 19 mortos. Informações são do Valor Econômico.
***
A foto
Casagrande se encontrou com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta (4) em Brasília. Chama a atenção a semiótica da foto em que posaram juntos: mãos dadas. Significado a mais por trás?
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é [email protected].
Na moita
Dizem que tem até segmento religioso pedindo para que um candidato muito querido por eles deixe de lado uma corrida eleitoral. Vai dizer amém?
Tá na rede
“O povo brasileiro precisa de uma resposta do Senado Federal sobre o impeachment de Alexandre de Moraes”
Magno Malta (PL), senador