Dólar Em alta
5,194
29 de maio de 2024
quarta-feira, 29 de maio de 2024

Giro Rápido: Senador do ES na contramão do partido, capixaba com batata assando e Do Val volta à cena

O senador Fabiano Contarato (PT) foi analisado pela edição desta semana de Veja como indo na contramão das diretrizes do partido dele. As alegações são de que o petista defendeu o fim da saidinha de presos, a ampliação do uso de armas para certas categorias profissionais e o aumento da punição a menores infratores.

“Delegado de polícia por quase três décadas e natural do Espírito Santo, um estado majoritariamente conservador, Contarato é um dos poucos parlamentares governistas que se engajam na agenda da segurança pública — uma pauta instrumentalizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores e que está no topo das preocupações do eleitorado nacional”, afirma Veja.

“Infelizmente, a esquerda pega só um fio dos direitos humanos, que é o da população carcerária. Isso é um grande erro. Nós temos de falar em direitos humanos para as famílias vítimas de abuso sexual, para as mulheres que foram vítimas de violência doméstica, para a família de policiais que foram mortos em conflitos. Esses são os direitos humanos em sua amplitude”, afirmou o senador para a revista.

Controvérsias I

Veja também frisa que Contarato “acumula divergências com parlamentares de direita que compõem a famosa bancada da bala no Congresso”.

Controvérsias II

No Espírito Santo, o senador é frequentemente atacado por ser um suposto traidor da direita. Quando foi eleito, em 2018, estava filiado ao partido Rede – que nada tem de conservador.

***

Batata assando

Edição desta semana de IstoÉ destaca a delicada situação da capixaba e secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel. Publicação ressalta que ela tem tido a cabeça pedida seja por aliados, seja por inimigos da gestão de Lula (PT).

Fé no Brasil

Falando em gestão Lula, o governo federal vai adotar em campanha publicitária o mote “Fé no Brasil”, para se aproximar do público evangélico. O Espírito Santo, segundo pesquisa, é o Estado mais evangélico do País.

***

Olha ele!

Da coluna Radar, presente na edição desta semana de Veja: “Marcos do Val ficou tão animado com Elon Musk que foi à tribuna do Senado chamar Moraes de ditador: ‘Nós preocupados que as Forças Armadas dessem um golpe de Estado, mas quem deu — liderado pelo Moraes — foi o STF. Nós estamos numa ditadura”.

***

Derrubada de veto

O coordenador da bancada federal capixaba, deputado federal Da Vitória (Progressistas), já avisou para Deus e o mundo que vai votar pela derrubada do veto ao projeto de lei do fim das saidinhas temporárias de presos.

Trabalhos de Hércules

Caberá ao Doutor Hércules (Progressistas) ser o puxador de votos para o partido emplacar o maior número possível de eleitos à Câmara de Vila Velha.

“Nosso prefeito”

Ainda sobre o Progressistas, Da Vitória mostrou que o movimento de Neucimar Fraga (Progressistas) para a Prefeitura de Vila Velha é para valer. No encontro da legenda, já chamou o pré-candidato de “nosso prefeito”.

***

De volta

Como destacado previamente pelos colegas de A Vírgula, Aridelmo Teixeira (Novo) retomou o posto de secretário de Governo de Vitória, em ato que foi chancelado na última terça-feira (9).

***

Mutirão

Em live, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), divulgou que haverá mutirão de limpeza no município de Mimoso do Sul nos dias 17 e 18 deste mês, próximas quarta e quinta-feira, respectivamente. A cidade ainda sofre com os impactos da fortes chuvas recentes.

***

Giro Rápido: Senador do ES na contramão do partido, capixaba com batata assando e Do Val volta à cenaJuras de amor

Em evento em São José do Calçado, nesta sexta-feira (12), o deputado federal Gilson Daniel, presidente do Podemos, esteve ao lado do deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), líder do PSDB capixaba. Gilson foi só elogios: “Deputado estadual atuante e parceiro de nosso mandato”.

***

Justiça contra o assédio I

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, escolheu as juízas Gisele Souza de Oliveira e Heloísa Cariello, para coordenar as ações da Comissão de Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação em 1º e 2º graus, respectivamente.

Justiça contra o assédio II

As atuantes magistradas atuam na área desde os tempos em que trabalharam juntas no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo. A portaria com a designação das duas foi publicado nesta sexta-feira (12), junto com a composição completa dos órgãos.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Político deve estar feliz da vida com o tamanho de um patrocínio público para um evento que ele abraça com tanto entusiasmo. Ri$o$.

Tá na rede

“Essa é uma marca capixaba: a construção de seu desenvolvimento foi efetivada por atores políticos locais muito relevantes”

João Gualberto Vasconcellos, mestre e professor emérito da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), doutor em Sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciência Política de Paris, na França, e colunista do ES Hoje

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas