Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Eventos religiosos viram palanque e reuniões de articulações no ES

O Espírito Santo é o Estado mais evangélico do Brasil, conforme pesquisa realizada pelo Centro de Estudos da Metrópole, da USP, sendo a Unidade da Federação com mais templos dessas religiões por 100 mil habitantes no País. A dinâmica das igrejas faz parte do dia a dia e atinge todos os assuntos, até mesmo a política, podendo servir de palanque e até reunião informal de articulações.

Um novo exemplo é recente, datado desse domingo (19). O templo da Igreja Maranata, na Praia da Costa, realizou um culto especial dedicado às autoridades. Estiveram presentes o prefeito canela-verde, Arnaldinho Borgo (Podemos), o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), o deputado federal Gilson Daniel (Podemos), o deputado estadual Dary Pagung (PSB) e o promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa, que busca viabilizar sua candidatura para procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual.

A mesma Igreja Maranata, inclusive, deverá receber uma comitiva de autoridades, dos mais diferentes poderes, no próximo sábado (26), com o evento mundial Trombetas e Festas III, a ser realizado no Maanaim de Domingos Martins. Pela dimensão do alcance da igreja e pela sua capilaridade no Estado, é uma oportunidade para que políticos dialoguem com o público e se conectem com as necessidade do povo.

Esses eventos nas igrejas evangélicas, com a presença das autoridades, estão cada vez mais comuns e serão pontos cruciais nas próximas eleições. E já viraram presença obrigatória para quem deseja manter uma carreira longeva no meio. Para fiéis que confidenciam aos cochichos, serve para mostrar que a autoridade faz parte do povo de Deus e, também, ouvir as queixas e as demandas dos cidadãos. Junta-se aí, em uma única oportunidade, o útil ao agradável. Há também aqueles que aproveitam a chance para articular movimentos, e justamente em um ambiente acima de qualquer suspeita.

Dizer que o eleitor evangélico é homogêneo não é correto, afinal há tanto correntes conservadoras quanto progressistas, assim como em qualquer unidade da sociedade. O ponto é que este tipo de situação, de eventos com políticos, tem a missão de aproximá-los das comunidades de modo respeitoso e com a finalidade de que escutem os anseios esperados. E aí, inevitavelmente, entram pautas conservadoras.

Estar também nesses eventos, especialmente quando em bolsões eleitorais que são cruciais nos pleitos, é sinônimo para a autoridade reforçar seu prestígio e sua presença. O Espírito Santo é muito religioso. Não se pode negar o tamanho das igrejas nas vidas dos seus fiéis e nem mesmo os efeitos que podem causar até nos pleitos mais exclusivos.

***

Euclério de todos

O evento Cariacica Mais Perto de Você, realizado nesse fim de semana pela gestão de Euclério Sampaio (MDB), mostrou que conseguiu reunir públicos de diversos lados. Estiveram presentes o governador Renato Casagrande (PSB), o deputado estadual João Coser (PT) e o deputado federal Gilson Daniel (Podemos).

Jornada antirracista

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada estadual Camila Valadão (Psol), vai realizar a 1ª Jornada Antirracista da Ales. O evento, gratuito e aberto ao público, vai acontecer no próximo dia 24 de novembro, das 8 às 12 horas, com mesas de debates, oficinas e apresentações culturais que representam as diversas expressões do povo negro.

Sem previsão

Não há ainda qualquer previsão de que haja o feriado estadual do Dia Nacional da Consciência Negra. Data, por sinal, que leva a muitas reflexões sobre inclusão e equidade, que têm inúmeras disparidades.

Pacote pela Igualdade Racial

O governo federal assinou, nesta segunda-feira (20), o segundo Pacote pela Igualdade Racial, que conta com investimentos e políticas para a população negra.

***

Visita ao Contorno do Mestre Álvaro

Eventos religiosos viram palanque e reuniões de articulações no ES

O coordenador da bancada federal capixaba, deputado federal Da Vitória (Progressistas), visitou e vistoriou a parte final das obras do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, nesse domingo (19). “Investimento de mais de meio bilhão de reais, que teve início com recursos de emenda da bancada federal capixaba”, disse o parlamentar.

***

Dois lados do Peso

Há quem acredite que a vitória de Javier Milei na disputa pela presidência da Argentina vai reforçar a direita na América Latina. E há quem acredite que o novo mandatário terá dificuldades em implementar suas agendas, em função da divisão do Congresso, o que poderá levar a frustrações.

Comemoração

O deputado federal Evair de Melo (Progressistas) celebrou a vitória de Milei e publicou vídeo do argentino em conversa com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Diploma na pauta

O deputado federal e jornalista Amaro Neto (Republicanos) protocolou requerimento de inclusão da PEC 206 na pauta de votações do plenário da Câmara dos Deputados. Conhecida como PEC do Diploma, a proposta está parada desde 2012 aguardando votação. O texto restabelece a obrigatoriedade do diploma em jornalismo para o exercício da profissão.

***

Salários no topo I

Levantamento do colunista Bruno Carazza, para o Valor Econômico, com base em informações disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Justiça, demonstra que 99,4% dos magistrados do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) receberam mais do que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2022.

Salários no topo II

Os ministros do STF têm vencimentos mensais de R$ 41.650,92, a título de informação.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Funcionamento de um poder já está na mira de alguns vigilantes de plantão. “Bombeiros” estão a postos para apaziguar possível crise.

Tá na rede

“Já bebeu água do mar? Todos os dias, com regularidade e saúde, isso é realidade no Chile”

Ricardo Ferraço (MDB), vice-governador do Estado

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas