O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) definiu a lista tríplice de advogados que concorrem à vaga de juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). A votação foi secreta e dos 30 desembargadores, apenas 23 votaram.
De acordo com o resultado, o advogado David Metzker Dias Soares recebeu 21 votos, Fabiano Cabral Dias obteve 20 e Ítalo Scaramussa Luz alcançou 12. Agora, o TRE-ES encaminhará os nomes ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que fará a remessa à Presidência da República, responsável pela escolha final.
O mais votado, David Metzker é advogado criminalista e professor na pós-graduação Tribunal do Júri na Prática. Ele é sócio da Metzker Advocacia, professora, mestrando em Direito Penal pelo IDP/Brasília e especialista em Processo Penal e Direito Penal Econômico pelo IDPEE/IBCCRIM.
Já o advogado Fabiano Cabral Dias é bacharel em Direito pela Universidade de Vila Velha (1995) e inscrito na OAB/ES desde 1996. Possui especialização em Compliance e Integridade Corporativa pela PUC Minas e pós-graduação em Ciências Penais e Segurança Pública pelo Instituto Rogério Greco. Na Ordem dos Advogados do Brasil, exerceu funções como diretor da Escola Superior da Advocacia (2016–2018) e presidente da Comissão de Combate à Corrupção e Impunidade da OAB-ES (2019–junho de 2024), além de integrar o Conselho Federal da OAB na mesma comissão em diferentes períodos.
Fabiano também atuou como membro julgador do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-ES em diversos mandatos, foi conselheiro da 8ª Subseção de Vila Velha (2013–2021) e exerce funções como procurador da Mitra Arquidiocesana de Vitória e membro do Tribunal de Justiça Eclesiástico Interdiocesano.
O processo segue os trâmites formais de análise documental e legal no TRE-ES e no TSE. Após a escolha pelo presidente da República, o nomeado tomará posse no Tribunal Regional Eleitoral para mandato de dois anos, com possibilidade de recondução.









