A 20ª Semana Nacional de Conciliação da Justiça, realizada entre 3 e 7 de novembro, firmou 190 acordos no Espírito Santo, movimentando R$ 1.648.090,16. Os dados foram informados pelo Tribunal de Justiça capixaba destacando que as ações com mais resultados foram na área de Família e Cível.
O evento no Espírito Santo contou com 313 processos e mais da metade obtiveram acordos. Em todo país o evento criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2005, viabilizou mais de dois mil acordos conciliatórios.
“A Semana Nacional da Conciliação é uma iniciativa de grande relevância para o Poder Judiciário, pois reforça a cultura do diálogo e da pacificação social, incentivando as partes a resolverem seus conflitos de forma célere, colaborativa e menos onerosa. No âmbito do TJES, a mobilização representa uma oportunidade de concentrar esforços na solução consensual de demandas, contribuindo de maneira significativa para a redução do número de processos e para a melhoria do acesso à justiça”, destacou por nota o Poder Judiciário.
Além do impacto direto na diminuição do volume de processos em tramitação, a Semana da Conciliação também promove a conscientização da sociedade sobre os benefícios da mediação e da conciliação como meios eficazes e sustentáveis de resolução de conflitos.
O resultado considerado positivo pode avançar ainda mais ao longo do ano, uma vez que o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal (Nupemec/TJES) mantém uma atuação contínua. “O trabalho também inclui a formalização de parcerias com grandes litigantes para a realização de campanhas de negociação, abrangendo as fases pré-processual e processual”.











