Dólar Em alta
5,204
10 de fevereiro de 2026
terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
Vitória
30ºC
Dólar Em alta
5,204

Vitória cria Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário e modelo deve chegar em outras cidades

A Câmara Municipal de Vitória aprovou nesta terça-feira (10), em sessão ordinária, a criação da Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário. A iniciativa institui no âmbito do Legislativo municipal uma associação suprapartidária voltada ao acompanhamento de políticas públicas e à discussão de temas ligados ao setor imobiliário, ao desenvolvimento urbano e à política habitacional da capital.

O pedido de registro da frente foi encaminhado ao presidente da Casa, vereador Anderson Goggi, por meio do Ofício/Int./Gab. nº 002/2026, assinado pelo vereador Leonardo Monjardim (Novo), que passa a ser o responsável pelas informações prestadas à Mesa Diretora.

O estatuto estabelece que a Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário é uma associação de interesse público, de natureza política suprapartidária e sem fins lucrativos, com funcionamento previsto durante a 20ª Legislatura. Entre as finalidades estão acompanhar políticas governamentais, projetos e ações relacionados ao mercado imobiliário, ao uso e ocupação do solo, à habitação e à regularização fundiária.

O texto também prevê a promoção da profissionalização e qualificação de corretores de imóveis e demais agentes do setor, com participação dos sistemas Cofeci e Creci no município, além da realização de estudos, audiências públicas e encontros para propor aprimoramentos na legislação municipal ligada ao mercado imobiliário e ao planejamento urbano.

Entre as primeiras ações definidas está a realização de audiências públicas com especialistas, autoridades e representantes do setor, a criação de grupos de trabalho para análise de propostas e a definição de um cronograma de reuniões. A primeira reunião está marcada para o dia 9 de março de 2026, às 14 horas, no plenário da Câmara.

Presidente da frente, Leonardo Monjardim afirmou que a iniciativa insere o Legislativo municipal em uma nova etapa de debates sobre o setor. “A Frente Parlamentar do mercado imobiliário vem fazer uma modernização da discussão da cidade, onde nós vamos discutir o novo modelo de gerenciamento de imóveis da cidade, a vida profissional dos profissionais do mercado imobiliário e também discutir o planejamento da cidade para os próximos anos”, declarou.

Segundo o vereador, os trabalhos estarão relacionados à reforma tributária e aos impactos de nova legislação nas transações imobiliárias. “Essa discussão vai estar muito atrelada à questão da reforma tributária em razão de uma nova legislação que vai interferir diretamente nas transações imobiliárias, discutir também a redução de taxas cartoriais do mercado imobiliário e também a questão do planejamento de crescimento da cidade de forma ordenada com sustentabilidade, mas buscando suprir, através da construção civil, a queda de receita que o município Vitória receberá com a reforma tributária”, disse.

Monjardim classificou a criação da frente como um marco para o setor no Estado. “A frente parlamentar do município de Vitória é um marco da discussão no mercado imobiliário do Espírito Santo e o próximo passo agora é levar para todas as câmaras essa política pública para se discutir nos legislativos municipais. Vitória sai na vanguarda”, afirmou.

Sobre a possibilidade de expandir o modelo, acrescentou: “Eu irei levar o projeto para os demais municípios, para apresentar aos meus pares e para que a gente possa modernizar essa discussão junto ao mercado imobiliário de cada cidade do Espírito Santo”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

Mais Lidas

Notícias Relacionadas