Dólar Em alta
5,355
6 de novembro de 2025
quinta-feira, 6 de novembro de 2025
Vitória
27ºC
Dólar Em alta
5,355

Regime de urgência vira alvo de críticas e provoca embate entre vereadores em Vitória

A discussão sobre o grande número de projetos tramitando em regime de urgência e urgência urgentíssima dominou o debate na Câmara de Vitória. Segundo parlamentares, o vereador Leonardo Monjardim (NOVO) é atualmente o principal autor de pedidos de urgência na Casa.

O debate teve início após questionamentos apresentados pelo vereador Professor Jocelino (PT). Em resposta, Monjardim afirmou ter o direito de cobrar maior aprofundamento nas matérias e criticou as falas do petista.

“Eu tenho todo o direito de fazer esse questionamento em relação ao problema de aprovar muitas matérias em regime de urgência urgentíssima, que às vezes impede a gente de fazer um debate mais profundo”, declarou.

Ele também disse que o colega foi “infeliz” ao afirmar que determinados projetos não fariam sentido. “As situações que vocês defendem são de muito valor para vocês, mas não significam absolutamente nada para a gente”, completou.

Monjardim ainda considerou inadequado quando, segundo ele, um parlamentar defende benefícios pessoais. “Acho que isso não é interesse da sociedade, achar que tem que ter combustível para andar no carro dele”, afirmou, ao defender que os projetos não sejam desmerecidos.

O vereador Darcio Bracarense (PL) também se manifestou, saindo em defesa do direito de Jocelino opinar. “O vereador Jocelino tem todo o direito de achar que os projetos não têm sentido. Eu, por exemplo, acho que nenhum projeto apresentado pela esquerda até hoje tem qualquer sentido”, disse.

Bracarense concordou que o uso recorrente do regime de urgência é um problema. “Eu também sou contra muita coisa passar em urgência e urgentíssima. Mas é necessário que existam assinaturas e votos. O parlamento é soberano”, afirmou.

Ele anunciou que poderá deixar de assinar e votar favoravelmente a pedidos de urgência quando entender que há atropelo regimental.

A vereadora Ana Paula Rocha (PSOL) também saiu em defesa de Jocelino e destacou que o debate não envolvia o mérito das propostas. “Ele não está questionando o mérito do projeto. O que ele está questionando aqui — e que já é, de certa forma, um consenso entre nós — é que a gente precisa trazer mais projetos para o plenário”, declarou.

Segundo ela, a análise mais ampla das proposições já é uma demanda compartilhada entre os parlamentares.

O vereador Armandinho Fontoura (PL) avaliou que o volume de urgências tem gerado “sobressalto” na tramitação. “Todo dia está havendo atropelo nesses pedidos de requerimento de urgência”, disse.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas