A sexta rodada de pesquisas de intenção de voto realizada pelo Instituto Perfil a pedido de ES Hoje mostra que o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos) segue avançando na corrida para o governo do Espírito Santo. Sua pontuação, que em dezembro de 2024 era de 13,7% e em agosto alcançava 31,88%, chegou a 34,11%.
-
Relembre os números para governador em dezembro de 2024, fevereiro, abril, junho e agosto
O estudo promoveu cinco cenários e voltou a incluir o nome do ex-governador Paulo Hartung (PSD) entre os possíveis concorrentes a governador. Numa disputa com Pazolini, Arnaldinho (sem partido), Helder Salomão (PT), PH e o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), a segunda posição é de Hartung.
Dando apenas os nomes de Pazolini, Ricardo e Helder, o prefeito de Vitória tem vantagem de mais 13 pontos percentuais da soma dos outros dois possíveis concorrentes.
Numa simulação de segundo turno entre Pazolini e Arnaldinho, o republicano alcança 55,89%, mais cai um ponto percentual se estivesse em nova etapa eleitoral contra Ricardo Ferraço – ainda que vencendo.
Embora o ex-governador tenha se posicionados nas últimas entrevistas e, também, por menções nas redes sociais, em apoio a Lorenzo Pazolini, um cenário com os dois se enfrentando foi levado aos eleitores o prefeito de Vitória também venceria com larga vantagem.
Rejeição
Quando o Instituto Perfil questiona em quem o eleitor jamais elegeria para o comando do poder Executivo estadual, a maior rejeição é de Helder Salomão. O deputado federal petista não seria eleito governador por 21,28% dos que responderam a pesquisa e a menor rejeição é do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.
A pesquisa foi realizada entre 21 e 23 de outubro, em 40 cidades capixabas. A margem de erro é de 3,10% para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.












POVO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, CUIDADO!
ESSA EMPRESA QUE “FEZ” A PESQUISA TEM CREDIBILIDADE?