Com 13 votos favoráveis, a Câmara de Vitória aprovou o projeto de lei 006/2025, de autoria do vereador Luiz Paulo Amorim (PV), que institui o Dia Municipal de Combate ao Etarismo. Durante a votação, o clima foi leve, colegas e amigos do parlamentar não perderam a chance de brincar, dizendo que ele estaria “legislando em causa própria”, já que é o mais idoso entre os vereadores da Casa.
O projeto busca combater a discriminação com base na idade uma prática que, segundo Amorim, “pode ser física, psicológica ou verbal, e afeta especialmente os idosos”. Em discurso no plenário, o vereador ressaltou que o combate ao etarismo tem ganhado força no país, impulsionado pelo crescimento da população idosa e pelos alertas de organismos internacionais. “Um estudo da Organização Mundial da Saúde estima que uma em cada duas pessoas no mundo tem atitudes discriminatórias que prejudicam a saúde e a qualidade de vida dos mais velhos”, destacou.
O parlamentar também citou dados do IBGE que indicam o envelhecimento da população brasileira: para cada 100 crianças, há 55,2 pessoas idosas, o que, segundo ele, torna “urgente a necessidade de políticas públicas de apoio à terceira idade”. Amorim explicou ainda que a data escolhida, 2 de outubro, coincide com o Dia Mundial do Cuidador e está próxima ao Dia Internacional do Idoso (1º de outubro).
Em tom emocionado, Luiz Paulo revelou um detalhe pessoal: “Essa data é especial também porque é o aniversário do meu filho. A aprovação desse projeto é uma forma de celebrar, mas, acima de tudo, de contribuir com quem tanto fez pela nossa sociedade.”