Em sessão na Câmara de Vila Velha, foi aprovado na noite desta segunda-feira (20), por 16 votos favoráveis o projeto de lei de autoria do vereador Rafael Primo (PT) que institui o Dia Municipal das Religiões dos Povos Tradicionais de Matriz Africana. A iniciativa busca reconhecer oficialmente a contribuição espiritual, cultural e social desses grupos, fundamentais na formação da cidade e do país.
Em sua fala, o parlamentar destacou que a proposta vai além de marcar um dia no calendário. “Trata-se de um projeto que fala de respeito, de fé e de reparação histórica. Reafirma a dignidade e o compromisso social de homens e mulheres que, mesmo diante da intolerância, mantêm seus terreiros como espaço de fé, acolhimento e solidariedade”, afirmou.
Rafael Primo enfatizou ainda que a aprovação representa o reconhecimento do direito à liberdade religiosa e combate ao preconceito. “Quando esta Câmara reconhece as religiões de matriz africana, ela reconhece o direito de existir com fé e com liberdade. Dizemos que nesta cidade não há espaço para preconceito, mas sim para diálogo, respeito e convivência entre todas as tradições espirituais”, reforçou.
O vereador concluiu sua defesa pedindo união em torno da iniciativa e ressaltando o valor histórico e cultural do povo negro na cidade. “Peço apoio dos colegas para aprovar este projeto. Possamos fazer história juntos, afirmando que a fé do povo negro também é patrimônio de Vila Velha. Desejo o mais amoroso axé, respeito e liberdade religiosa”, finalizou.











