Dólar Em baixa
5,378
31 de outubro de 2025
sexta-feira, 31 de outubro de 2025
Vitória
20ºC
Dólar Em baixa
5,378

Extremo norte sem representação: Toninho da Emater é cotado para assumir vaga de Hoffmann na Ales

O deputado Tyago Hoffmann foi anunciado nesta quinta-feira (02) pelo governador Renato Casagrande como secretário estadual de Saúde, mas ainda não se sabe, ao certo, quem vai assumir o lugar dele na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Segundo uma fonte de ES Hoje, o governador chamou Toninho da Emater, que é o terceiro suplente de Hoffmann, para uma conversa nesta sexta-feira (03).

Informações dão conta de que, com a eleição de Lucas Scaramussa (Podemos) como prefeito, a região que vai de Linhares a Ecoporanga, ou seja, o extremo norte do estado, ficou sem nenhum deputado estadual.

A fonte de ES Hoje ressaltou que, atualmente, não há um deputado que realmente represente a região de forma específica. O último a ocupar esse papel foi o deputado José Eustáquio de Freitas (PSB) – que hoje comanda o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) –, e, no último pleito, ninguém foi eleito para suprir essa ausência.

O primeiro suplente de Tyago Hoffmann é Bruno Lamas, que é secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional. Segundo a assessoria da pasta, ele está de recesso e retorna ao trabalho no dia 13 de janeiro. A assessoria ficou de emitir um pronunciamento por meio de nota, mas, até o fechamento desta matéria, isso não aconteceu.

Outra informação obtida por ES Hoje é que Lubiana Barrigueira, segundo suplente de Tyago Hoffmann, já teria assinado o documento de desistência do cargo de deputado estadual, o que já era de se esperar, uma vez que ele acaba de tomar posse como prefeito de Nova Venécia e tem à frente quatro anos de mandato. Na Assembleia Legislativa, ele só teria dois anos.

Nos bastidores, as conversas sobre Tyago Hoffmann assumir a Secretaria de Estado da Saúde e Toninho da Emater ficar com a vaga de deputado estadual começaram há cerca de três meses. Um post em que Toninho foi marcado em 14 de outubro confirma que, desde aquela época, as conversas já estavam em andamento. O post diz o seguinte: “Agradeço a rica oportunidade de estar com você, o ex-prefeito e futuro deputado estadual Antônio Carlos Machado (Toninho da Emater)…”.

Toninho da Emater foi prefeito de Pinheiros por dois mandatos consecutivos, entre 2009 e 2016. Nas eleições de 2008, conquistou a prefeitura pelo PSB, recebendo 58,83% dos votos válidos. Já em 2012, foi reeleito pelo mesmo partido, com 51,52% dos votos. Em 2019, no governo Casagrande, ele assumiu o cargo de diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), função que ocupou até 31 de março de 2022, quando renunciou para disputar as eleições para deputado estadual. Hoje, Toninho ocupa o cargo de assessor especial da Casa Civil.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas