Se as eleições fossem hoje, Audifax Barcelos (Progressistas), voltaria a comandar o município de Serra. Ex-prefeito por duas gestões, ele lidera pesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto Perfil, sendo escolhido por 30% dos entrevistados em cenário estimulado. Na espontânea aparece na frente também, com 14,46%.
A pesquisa (ES-01912/2024) foi realizada nos dias 2 e 3 de setembro com 830 entrevistas em 29 bairros da cidade serrana. A margem de erro é de 3,4% para mais ou para menos e o grau de confiabilidade é de 95%.
Espontânea X Estimulado
Os entrevistadores abordaram os munícipes e sem apresentar opções, perguntaram em quem votariam se as eleições fossem hoje: Audifax foi a escolha de 14,46%, seguido por 14,22% dos que apontaram preferência pelo candidato Pablo Muribeca (Republicanos). O nome de Weverson Meireles (PDT), lançado como candidato do prefeito Vidigal (PDT) ocupa a terceira colocação com 10,72% das intenções de votos espontânea e o nome de Igor Elson (PL) ficou na quarta posição sendo a escolha de 1,69%.
O candidato Antônio Bungenstab (PRTB) não pontuou e tanto Roberto Carlos (PT) quanto Wylson Zon (Novo) chegaram a apenas a 0,24%. Mais de 50%, contudo, ainda não sabe em quem vai votar, conforme responderam aos entrevistadores e pelo menos 3,49% disseram que votarão branco ou nulo.
Quando a pesquisa é feita com os entrevistadores apresentando opções, o nome do ex-prefeito Audifax Barcelos avança e chega a 30% entre a preferência dos eleitores. Assim como ele, todos os demais crescem, mas os candidatos do Novo e PRTB não alcançam 1%.
A segunda colocação continua com Muribeca (24,7%), seguido por Weverson (17,95%). Com menos de 3% estão Igor Elson e Roberto Carlos. No cenário estimulado, que é o mesmo do dia das eleições, 16,39% se mostram indecisos – não sabem ou não responderam -, enquanto 5,18% garantiram que no pleito de 6 de outubro votação branco ou nulo
Rejeição
A corrida no município de Serra não pode ser considerada ganha por nenhum dos candidatos, visto que além de mais de 50% ainda se mostrar indeciso em quem votar, 34,34% dos eleitores não rejeitam qualquer um dos candidatos.
Quando os eleitores foram questionados em quem jamais votariam, o mais rechaçado foi também do preferido: Audifax. Seu nome foi mencionado por 12,17% dos entrevistados. O progressista é seguido por Muribeca (11,69%), Roberto Carlos (8,55%), Igor Elson (4,34%) e Weverson Meireles (3,86%).