O delegado Romualdo Gianordoli, que no início deste ano conseguiu prender Fernando Moraes Pereira Pimenta, o “Marujo”, foi nomeado Subsecretário de Estado de
Inteligência.
A nomeação está no Diário Oficial (DIO) desta quinta-feira (5). O cargo era ocupado por Leonardo Damasceno, atualmente secretário estadual de segurança pública. Já Damasceno assumiu a pasta no lugar de Eugênio Ricas, atualmente na Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).
Romualdo era superintendente de Polícia Especializada (SPE) e comandou a Operação que acabou na prisão de “Marujo”. E isso só foi possível, exatamente, segundo ele, pela Inteligência.
O Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT) monitorou “Marujo”, o criminoso mais procurado do Espírito Santo, por quatro meses, desde outubro de 2023. Todas as últimas grandes operações da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) antes disso, entre elas a “Caim” e a “Sicário” foram feitas pra prendê-lo.
Enquanto isso, de acordo com o próprio Romualdo, “Marujo” usava da contrainteligência, porque as informações sobre o paradeiro dele eram incertas. A prisão só aconteceu em março deste ano, durante uma última tentativa, disse o delegado, na época.