A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), com apoio da Divisão Especializada de Repressão às Ações Criminosas (Draco), deflagrou, na manhã dessa terça-feira (10), uma operação para cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar no bairro Feu Rosa, no município da Serra.
A ação resultou na prisão em flagrante de um serralheiro, de 23 anos, investigado por fabricar armas de fogo artesanais para comercialização.
No local, foi constatado que o investigado produzia armas caseiras nos calibres .12, 9mm, .380, .38 e .40, além de realizar recarga de munições. Segundo as investigações, o armamento era de baixa qualidade e destinado à venda ilegal.
Durante as buscas, foram apreendidas quatro armas de fogo de fabricação caseira, 21 munições de diferentes calibres, além de diversos equipamentos e materiais utilizados na confecção do armamento, entre eles: uma máquina de solda, uma máscara de solda, um torno, uma lixadeira com dois discos usados, um bico de maçarico a gás, peças para montagem de armas, canos metálicos, carregadores inacabados, dois paquímetros, duas molas, uma faca, um esquadro e 48 eletrodos. Também foram recolhidos projetos e anotações relacionados à fabricação das armas.
“O investigado confessou, em ato registrado em vídeo, a prática criminosa, detalhando inclusive o destino de ao menos oito armas que produziu. Ele relatou ainda que uma das armas teria falhado durante um teste, ocasionando a morte do comprador após o artefato explodir”, informou o titular da Desarme, delegado Guilherme Eugênio Rodrigues.
O suspeito foi conduzido à unidade policial, onde foi autuado em flagrante por fabricação ilegal de arma de fogo e munições. Posteriormente, foi encaminhado ao sistema prisional.











