Dólar Em baixa
5,160
29 de janeiro de 2026
quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
Vitória
25ºC
Dólar Em baixa
5,160

Preso de operação na Serra é apontado como responsável por ataque que matou criança

A polícia deu detalhes na tarde desta quinta-feira (29) sobre quem era o alvo da operação que terminou com a morte de três pessoas durante um confronto em Serra Dourada II, na Serra.

O principal foco da ação, segundo a Polícia Civil (PCES), era Luiz Fernando, conhecido como “Barba” ou “Pézão”, apontado como um dos principais braços armados do Primeiro Comando de Vitória (PCV) e investigado por envolvimento em uma série de ataques violentos no município.

De acordo com a polícia, equipes da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra realizavam uma operação na localidade de Pantanal, em Serra Dourada II, quando o grupo que estava com o suspeito reagiu à abordagem policial, dando início a um confronto armado.

Durante a troca de tiros, cinco suspeitos foram baleados. Três deles morreram no local, enquanto os outros dois foram socorridos e levados para unidades de saúde, sob escolta policial. Luiz Fernando foi preso, mesmo após ser atingido por um disparo na perna.

Histórico de crimes

Segundo o delegado Rodrigo Sandi Mori, chefe da DHPP da Serra, Luiz Fernando é investigado por diversos homicídios e ataques armados. As apurações apontam que ele atuava inicialmente no Terceiro Comando Puro (TCP), na região de Jacaraípe, mas migrou para o PCV após desentendimentos internos, intensificados depois de ataques registrados em Balneário Carapebus.

A polícia afirma que ele foi um dos responsáveis pelo ataque que matou a menina Alice Rodrigues, de 6 anos, em 24 de agosto de 2025, em Balneário Carapebus. Desde então, passou a ser tratado como prioridade nas investigações.

Ainda conforme a PCES, em setembro de 2025, o suspeito teria invadido uma residência usando roupas semelhantes às da polícia e assassinado duas pessoas. No mesmo mês, também é apontado como autor da morte do antigo chefe do tráfico em Planalto Serrano.

Além disso, ele teria participado do ataque ocorrido no bairro Santo Antônio, em 25 de janeiro, que deixou dois mortos. Ele é um dos homens que desce de um Toyota Corolla a tira contra os jovens que estavam na rua.

Preso de operação na Serra é apontado como responsável por ataque que matou criança

Operação e confronto

Preso de operação na Serra é apontado como responsável por ataque que matou criança
Luiz Fernando De Jesus Santos Brum, vulgo Barba ou Pezão, de 36 anos – Foto: divulgação/PCES

A polícia informou que monitorava os passos de Luiz Fernando com o uso de drones, informações estratégicas e análise de rotas de fuga. A operação começou nas primeiras horas da manhã desta quinta (29), quando ele foi localizado em uma casa usada pelo tráfico, acompanhado de pelo menos 15 suspeitos fortemente armados.

Com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e do helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), os policiais cercaram a área para impedir fugas pela mata. Segundo a PCES, os suspeitos não quiseram se render e atiraram contra as equipes, o que resultou no confronto.

Entre os mortos está um homem conhecido como “Cara de Mulher”, que já era investigado por homicídios e possuía mandado de prisão em aberto. Dois irmãos gêmeos que faziam a escolta de Luiz Fernando também foram baleados — um morreu e o outro ficou ferido. O terceiro suspeito morto também atuava como escolta do traficante, segundo a polícia.

Durante a operação, foram apreendidas quatro armas de fogo, além de drogas, munições, rádios comunicadores e aparelhos celulares. Os corpos dos suspeitos mortos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), e todo o material apreendido passará por perícia. As investigações seguem em andamento.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas