Dólar Em alta
5,186
28 de janeiro de 2026
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026
Vitória
25ºC
Dólar Em alta
5,186

Polícia desvenda morte de detento assassinado ao sair para trabalhar em Vila Velha

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) concluiu o inquérito que apurou a morte de um detento assassinado a tiros no dia 4 de agosto do ano passado, no bairro Glória, em Vila Velha. A vítima é Marcelo da Silva Fernandes, de 37 anos, que cumpria pena em regime semiaberto e foi morto no momento em que deixava a Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv) para trabalhar.

Segundo a investigação, Marcelo foi surpreendido por ao menos três homens armados, que saíram de um carro branco e efetuaram diversos disparos. Ele ainda tentou fugir, chegando a subir no telhado de uma casa na região, mas foi alcançado pelos criminosos e morto no local.

Durante as apurações, Izaque Ferreira Gonçalves, de 27 anos, foi preso. Outros três suspeitos foram indiciados e seguem foragidos. A polícia também busca por um quinto suspeito, que ainda não foi identificado.

Polícia desvenda morte de detento assassinado ao sair para trabalhar em Vila Velha
Izaque Ferreira Gonçalves, de 27 anos, preso por envolvimento na morte do detento

Histórico e motivação do crime

De acordo com a Polícia Civil, Marcelo era natural de Vitória e cresceu no Morro do Jaburu. Há cerca de dez anos, ele integrou o tráfico de drogas na região, mas acabou expulso do bairro. Depois disso, passou um período morando em Goiás e, ao retornar ao Espírito Santo, se aliou a traficantes rivais da facção que atua no Jaburu, na região de Jesus de Nazareth.

Ainda segundo as investigações, Marcelo teria tentado usar o conhecimento que possuía da geografia do bairro e das lideranças locais para articular um plano de retomada do controle do tráfico no Morro do Jaburu. Em meados de 2024, o grupo tentou colocar a ação em prática, mas foi impedido por uma operação da Polícia Militar. Na ocasião, cinco pessoas morreram e Marcelo acabou preso por porte ilegal de arma de fogo.

Após a condenação, ele foi transferido para o sistema prisional e, em 2025, progrediu para o regime semiaberto, passando a cumprir pena na Cascuvv. A polícia afirma que, desde então, ele passou a ser monitorado por rivais, que organizaram o assassinato.

Identificação dos suspeitos

Os investigados foram identificados após a análise de imagens de câmeras de segurança, que registraram os veículos utilizados no dia do crime. A partir disso, os suspeitos passaram a ser monitorados, o que permitiu à polícia chegar até os envolvidos.

Uma câmera registrou o momento em que os suspeitos desembarcaram de um veículo e correram atrás da vítima. Veja:

O preso, Izaque Ferreira Gonçalves, é apontado como integrante do Terceiro Comando Puro (TCP) de Ibiraçu e teria vindo para a Grande Vitória especificamente para dar apoio ao plano de execução de Marcelo.

Os foragidos são:

Polícia desvenda morte de detento assassinado ao sair para trabalhar em Vila Velha

Maurício Ferreira Pereira Junior, de 30 anos – investigado por participação no crime; Luiz Carlos Reis Santos, de 42 anos – apontado como executor e Gilcleydson de Oliveira Pereira, de 35 anos – também apontado como executor.

Segundo a Polícia Civil, há um suspeito, que teria atuado como executor, mas que ainda não foi identificado. Quem tiver informações que possam ajudar nas investigações pode fazer uma denúncia de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas