Uma operação realizada pela Polícia Militar (PMES) na tarde de quinta-feira (23) descobriu uma rede clandestina de internet que operava no bairro Santo Antônio, em Cariacica.
De acordo com as investigações, técnicos contratados por empresas irregulares estariam instalando cabos e equipamentos sem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com apoio de traficantes ligados ao Terceiro Comando Puro (TCP). Moradores eram ameaçados e obrigados a contratar o serviço oferecido pelo grupo criminoso.
Durante a ação, três suspeitos foram abordados enquanto faziam a instalação de fibra óptica em postes da região. Eles disseram ser do Rio de Janeiro e relataram que haviam recebido dinheiro para realizar o serviço. Mas, segundo a PM, nenhuma das empresas envolvidas tinha registro para atuar no Espírito Santo.
Enquanto realizavam a operação, os policiais também encontraram depósitos usados para guardar materiais e equipamentos de telecomunicação. Em um dos imóveis, havia cabos, servidores e aparelhos eletrônicos em funcionamento. O dono do espaço disse que apenas alugava o local e não soube explicar a origem do material.
Os equipamentos apreendidos e os suspeitos foram levados à 4ª Delegacia Regional de Cariacica. Segundo a Polícia Civil (PCES), quatro homens — com idades entre 24 e 29 anos — foram autuados em flagrante por desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação. Eles pagaram fiança e vão responder ao processo em liberdade.











