Uma blitz realizada pela Guarda Civil Municipal de Vitória, na última quarta-feira (29), em Jardim Camburi, chamou atenção pela criatividade perigosa de um motociclista. Durante a abordagem, os guardas descobriram que o condutor transportava combustível em galões de plástico no baú da moto, improvisando o tanque original do veículo.
Segundo a Inspetora Menezes, o motociclista adaptou os galões conectando-os ao motor por meio de uma mangueira de construção civil. “Isso é extremamente perigoso. Sem vedação adequada, há alto risco de incêndio ou explosão devido à proximidade com o motor aquecido”, alertou.
O condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e recebeu sete notificações por diversas irregularidades: mau estado de conservação do veículo, uso de luz de LED e estroboscópica, placa sem lacre, licenciamento vencido desde 2008 e ausência de escapamento. A motocicleta foi removida ao pátio.
“Inicialmente, tudo indica que o tanque original estava furado. O condutor encontrou essa solução improvisada, mas uma ‘engenhoca’ assim coloca em risco não só ele, mas todos que trafegam ao redor”, disse Menezes.
A operação abordou outros 53 veículos, resultando em 44 autuações por irregularidades. De janeiro a outubro deste ano, 211 blitze foram realizadas em Vitória, contribuindo para uma redução de 35% nos casos de mortes no trânsito.
“Fiscalizações como essa são essenciais para prevenir acidentes e retirar de circulação veículos que oferecem risco iminente. Continuaremos atuando em diferentes pontos da cidade, sempre com foco na segurança da população”, reforçou a inspetora.











