O traficante Alisson Lemos Rocha, conhecido como “Russo” ou “Gordinho do Valão” , procurado no Espírito Santo, morreu durante uma megaoperação policial no Rio de Janeiro, realizada nesta terça-feira (28) nos Complexos da Penha e do Alemão. A ação, batizada de Operação Contenção, mobiliza cerca de 2,5 mil policiais civis e militares e já resultou em 56 prisões até o início da tarde.
De acordo com as forças de segurança, 18 suspeitos morreram nas primeiras horas da manhã. A Polícia do Rio ainda não divulgou o número exato de policiais mortos ou feridos, mas há relatos de confrontos intensos nas comunidades.
O governador Cláudio Castro acompanhou a operação no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na região central da capital fluminense. Ele evitou confirmar números de baixas entre os agentes, afirmando que o balanço será divulgado apenas após o término das ações.
Comando Vermelho na mira dos policiais
A Operação Contenção tem como objetivo prender lideranças criminosas do Rio e de outros estados, além de conter a expansão territorial do Comando Vermelho (CV), a maior facção do estado. Os Complexos da Penha e do Alemão reúnem 26 comunidades sob forte influência do tráfico.
A ação é resultado de mais de um ano de investigação, conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), com apoio do Ministério Público Estadual. Foram expedidos mandados de prisão e de busca e apreensão contra alvos ligados à facção.
Alisson era investigado por envolvimento com o tráfico de drogas na região da Serra e de acordo com as investigações, ele não ocupava posição de destaque na hierarquia da organização criminosa à qual estava associado.











