Um homem de 37 anos que se apresentava como especialista em investimentos enganou moradores de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, aplicando um golpe que prometia altos retornos garantidos. O caso começou a ser investigado em abril, após oito vítimas procurarem a Delegacia Especializada de Crimes de Defraudações e Falsificações (Defa).
“O relato das vítimas é que o criminoso dizia ter trabalhado numa grande corretora e que, ao sair para atuar por conta própria, recebeu um fundo garantidor de R$ 5 bilhões. Ou seja, qualquer perda que ele tivesse seria coberta pela corretora”, explicou o delegado Fabiano Alves, titular da Defa.

O suspeito, identificado como Tiago De Souza Monteiro, também usava redes sociais para reforçar sua imagem de investidor de sucesso. “Ele postava fotos em eventos da corretora, sempre como destaque ou palestrante, e chegou a participar de um podcast com mais de 500 mil inscritos. O alcance desse golpe foi enorme”, acrescentou Alves.
A maioria das vítimas morava próxima ao suspeito. “Como ele residia em um bairro de alto padrão, acabava aplicando o golpe em vizinhos e conhecidos que frequentavam os mesmos ambientes”, disse o delegado.
A polícia alerta que outras pessoas que possam ter sido vítimas devem registrar boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela delegacia virtual. “Se identificarem que foram vítimas desse criminoso, é importante procurar a polícia imediatamente”, concluiu Alves.