Uma cachorra da raça pitbull foi resgatada nesta terça-feira (9) após uma denúncia anônima. O animal foi encontrado no Morro da Garrafa, no bairro Enseada do Suá, em Vitória, com lesões na cabeça. Segundo a Polícia Civil, o tutor teria agido sob coação e simulou a morte do animal por ordens de traficantes.
O resgate foi realizado pelo Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), por volta das 14h.
No local, policiais e agentes constataram que as lesões foram provocadas por instrumento contundente. O crime de maus-tratos teria ocorrido no dia anterior.
De acordo com o delegado Leandro Piquet, responsável pelo Núcleo de Proteção Animal, o tutor afirmou que foi obrigado por traficantes a ferir a cadela, simulando sua morte. A ordem teria sido dada após o animal morder pessoas da região.
“O autor das lesões disse que foi obrigado pelo tráfico a machucar a cachorra, mas apenas simulou a morte. A ordem veio porque o cachorro havia mordido pessoas da região. Testemunhas confirmaram que ele agiu sob coação, já que o pitbull atacava pessoas na rua e dentro de um terreno onde supostamente vivia”, explicou Piquet.
Como não houve flagrante, ninguém foi preso. O animal foi resgatado pela Prefeitura de Vitória, com a anuência do tutor.