Você sabe quais são as escolas de samba capixabas que integram a série Ouro? Unidos de Barreiros, Chega Mais, Independente de Eucalipto, Tradição Serrana, São Torquato, União Jovem de Itacibá, Mocidade da Praia, Império de Fátima e Mocidade Serrana. Muitos só sabem que essas agremiações fazem parte do grupo de acesso do carnaval do Espírito Santo, mas são elas que reúnem a comunidade do samba por paixão.
A série Ouro, em 2026, pela primeira vez desfilará em fim de semana diferente do grupo especial. Enquanto a elite do carnaval capixaba se apresenta no Sambão do Povo nesta sexta- (6) e sábado (7), o acesso cruzará o sambódromo durante os dias da folia em todo país.
Na programação da cidade de Vitória, além dos blocos de rua e carnaval no Centro de Vitória, terá o desfile nos dias 13 e 14 de fevereiro. Esse foi um dos temas conversados com João Felipe, diretor de carnaval da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial em mais um episódio de ES Pod, o videocast de ES Hoje.
João Felipe, que é cria do samba – sua mãe foi porta-bandeira quando estava grávida dele, o pai foi o primeiro mestre-sala da Unidos de Jucutuquara, o próprio diretor de carnaval também já ocupou esse lugar e diversos outros em agremiações capixabas. Apaixonada pelo carnaval, neste episódio ele falou da importância do evento para a cultura, o turismo e a economia e destacou com alegria que as mudanças do desfile de 2026 visam maior crescimento da festa.









