Dólar Em baixa
5,204
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Pandemia faz crescer procura por bikes na GV

Pedalar se tornou uma opção mais segura e saudável para quem quer evitar aglomerações nos terminais e ônibus durante a pandemia da Covid-19. Para isso, não faltam alternativas para quem quer optar pelas bicicletas.

Nas lojas, a demanda aumentou bastante. Segundo Sérgio Carvalho, 20, dono da Celeiro Bike Shop, em Vila Velha, as vendas dobraram. “Além das buscas para evitar o uso dos ônibus, houve um aumento na procura das bikes como esporte”.

Segundo ele, com as academias fechadas, chegaram muitos clientes à procura das bicicletas, que é uma opção de esporte individual ao ar livre. “A demanda de bikes é maior do que temos disponível. Consequentemente, a procura aumentou a produção”.

Além disso, o dono da loja contou que a pandemia incentivou as empresas a procurarem a loja para parcerias de incentivo ao uso de bicicletas. “Fechamos uma parceria onde já foram entregues 52 bikes aos funcionários da empresa, que já pediu mais”.

A loja Elite Bike , em Vitória, também teve um aumento nas vendas. De acordo com a proprietária, Thais Coelho, o crescimento foi de 30%. “Acredito que a busca se deve sim à pandemia. As pessoas tem buscado por mais segurança. Além dos diversos benefícios que a bike trás, também, para a saúde”.

“A maior procura é para atividades físicas, as pessoas estão à procura de uma forma mais segura de lazer. As bicicletas proporcionam isso”, explicou.

Apesar de tudo, a empreendedora acredita que ainda faltam incentivos. “Faria bem à saúde dos funcionários. A liberação de endorfina melhora as condições de trabalho”.

Bikes municipais

Segundo a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas Amorim Pimentel, foi pensando nesses benefícios que o Bike Vitória retomou o funcionamento, desde julho. “Temos visto os resultados pela população”

Pandemia faz crescer procura por bikes na GV
Foto: Divulgação/PMV

Ela disse que a procura das bikes já atingiu 80% das buscas anteriores à pandemia, mesmo com horário reduzido. “Acredito que as pessoas estão atendendo nossa ideia de usar a mobilidade para trabalhar”.

A secretária destacou ainda os motivos que levaram a prefeitura de Vitória a reativar o serviço. “É um transporte de uso individual que ajuda a desafogar os Verdinhos, que estão sendo monitorados para evitar aglomerações. Optamos por reativar o Bike Vitória para dar aos trabalhadores mais essa opção”.

A higienização das bicicletas compartilhadas é feita três vezes ao dia, com um reforço extra ao fim do expediente. Além disso, o Bike Vitória disponibiliza ao usuário instruções de uso e higienização.

O Bike Vitória tem novo horário de funcionamento, de segunda à sexta de 7h às 19h. E aos sábados de 7h às 13h. “O objetivo é o uso para o trabalho, e não para o lazer. Para que as pessoas continuem em suas casas”, explicou a secretária.

Em Vila Velha, houve aumento de 10% no comparativo maio e junho (antes e depois da reabertura gradual). A higienização das bikes é feita cinco vezes ao dia com o uso do álcool 70%. Além da rotina de limpeza padrão, há lavagem ainda no galpão com cloro diluído em água, todos os dias.

Para o uso do Bike VV os usuários devem seguir rigorosamente as regras de proteção individual. Levar consigo álcool e papel descartável para limpar guidão e acento, higienizar as mãos e usar máscara. O funcionamento é 24h.

A prefeitura de Vila Velha ressaltou ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta o uso de bicicletas para as pessoas que precisem se locomover neste período de pandemia, principalmente trabalhadores.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas