Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,243

Nos 469 anos de Vitória conheça as ilhas da Ilha

Ilha do Mel, Cidade Ilha, a capital do Espírito Santo completa 469 anos e quantas mudanças Vitória já passou…

O curso da história mexeu com a cultura, o comportamento da população, o cotidiano do município e, principalmente, sua estrutura geográfica.

Estudos mostram que praticamente todos os limites de Vitória foram alterados pelas obras de engenharia de aterros, expandindo o sistema de circulação viária, áreas uso residencial e de órgãos públicos, espaços de lazer, além dos portos e aeroporto.

  • Nos 469 anos de Vitória conheça as ilhas da Ilha
  • Nos 469 anos de Vitória conheça as ilhas da Ilha
  • Nos 469 anos de Vitória conheça as ilhas da Ilha
  • Nos 469 anos de Vitória conheça as ilhas da Ilha
  • Nos 469 anos de Vitória conheça as ilhas da Ilha

A capital aniversariante conta com 51 ilhotas, muitas sequer conhecidas pela população, enquanto quase 20 dessas já estão incorporadas e se tornaram bairros como as Ilhas do Boi, Frade, do Príncipe, Monte Belo, Santa Maria e das Caieiras. Além da própria Enseada do Suá. Outras, porém, sequer são conhecidas, como a “Dos Ovos”.

“Nunca ouvi falar. E olha que moro em uma das ilhas. Aqui em Santa Maria, vira e mexe, principalmente as crianças, tocam no assunto de como nosso bairro era cercado de água do mar. Quando chove e o nível da água sobe a ponto de trazer alagamento, essa questão volta a ser falada pelos meninos. A gente, na verdade conhece mais as ilhas que viraram bairro. Outras, como essa aí – Pedra dos Ovos -, ou a gente já ouviu falar ou sequer conhecemos”, afirmou a dona de casa Maria Adelaide Souza, de 62 anos.

A Pedra dos Ovos é uma formação em compacto bloco de granito, sofrivelmente oval, superposto a outro menor, em perfeito equilibro.

Ilhotas e esportes

Lendas também não faltam quando o assunto são as ilhotas. Na da Pólvora, há quem diga que é mal assombrada, mas curiosos estão sempre por lá, principalmente praticantes de jogo de tiros.

Parabéns Vitória – 469 anos

Também conhecida como Ilha dos Leprosos, Ilha do Medo ou Ilha do Diabo, ela abrigou um hospital de isolamento para tratamento de lepra e outras doenças venéreas, no intuito de reduzir casos na região metropolitana.

A unidade hospitalar foi desativada na década de 90 e o edifício se transformou em ruínas, onde grupos capixabas e até de fora do Estado visitam para jogo de AirSoft.

Já em Camburi, seja de qualquer ponto, na direção do horizonte é possível ver  a Ilha do Socó.

Comumente visitada por nadadores, ela fica a menos de mil metros da areia de praia saindo da altura do Clube dos Oficiais. Ali, somente, vegetação nativa.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas