Dólar Em alta
5,385
21 de outubro de 2025
terça-feira, 21 de outubro de 2025
Gabriel Gomes
Gabriel Gomes
Jornalista atuando desde 1994. Comunicador, escritor e idealizador Chá com Elas, encontro de networking feminino, pioneiro no ES.

PERFIL DE DOMINGO: Um novo momento na comunicação capixaba

PERFIL DE DOMINGO: Um novo momento na comunicação capixaba
Carlos Roberto Coutinho (GG)

Carlos Roberto Coutinho, CRC, Carlinhos fofoca… por algum desses nomes ele é conhecido no mercado da comunicação e pelos amigos. Capixaba nascido em Muribeca, na Serra, Carlinhos é o filho de número 1 do casal Armando e Anália. Casado com Mariza Coutinho, é pai de Bianca e Danieleh e avô de Maria Vitória, Ana Carla, José Pedro e Maria Fernanda. Há mais de duas décadas CRC vem promovendo a conexão da notícia com o cidadão que busca se informar de forma rápida e confiável. A frente do ES Hoje – um conglomerado que reúne a mídia impressa, digital e on-line, Carlinhos está vivendo uma fase de mudanças e de crescimento profissional. É a partir desta segunda-feira (17), que seu ES Hoje ganha uma nova identidade visual, dando início a um novo momento na empresa.

PERFIL DE DOMINGO: Um novo momento na comunicação capixaba
Carlos Roberto Coutinho é ladeado pelas filhas e parceiras de trabalho, Bianca e Danieleh Coutinho (GG)

A coluna Nó de Gravata aproveitou para bater um papo com CRC e conhecer um pouco de sua história.

NDG – Como foi sua entrada no mercado da comunicação?

CRC – Eu era vendedor da Embalmaq, vendia máquinas de datilografia, papel, fui pra área de manutenção e nessas minhas andanças, conheci o Nelson Batista do Nascimento, o Nelson Cabeleira, que na época era remador do Saldanha da Gama e também trabalhava na Rádio Vitória. Ele me chamou para ser contato comercial da rádio e a partir daí, coloquei a pastinha embaixo do braço e comecei a vender mídia. Com o passar do tempo, tive convite do Hélio Dórea, comecei a trabalhar em A Gazeta. Por lá vendi vários cadernos especiais e cheguei a receber uma homenagem da empresa, através de um documento, como um dos melhores contatos comerciais da empresa. Passei pela Tribuna, pelo Jornal de Serviços Capixaba e pela Revista Class. Foi logo nessa época que tomei a decisão de montar meu próprio negócio.

NDG – Então foi nesse momento que nasceu o ES Hoje?

CRC – Foi! Eu comecei a fazer o ES Hoje impresso quinzenal até que passou a ser semanal, com tiragem de 15 mil exemplares sendo distribuídos de forma gratuita de norte a sul do estado e na Grande Vitória.

NDG – Você começou com jornal impresso e até hoje, em 2022, quando muitos veículos pararam de produzir e migraram para o on-line, você mantém o seu produto no mercado. O impresso ainda tem seu espaço?

CRC – Ainda tem! Hoje mantemos nosso jornal semanal com uma tiragem menor, mas sendo direcionado para um público que gosta e consome. A nossa empresa vem se atualizando com as mudanças de mercado e estamos sempre investindo nas outras plataformas. Somos pioneiros em enviar a edição digital e links das principais notícias do dia, através do whatsapp. Hoje já vemos alguns veículos do estado começando a fazer isso.

NDG – Foi em 2005 que o ES Hoje deu o pontapé inicial no on-line. Como foi a adaptação com a mudança?

CRC – Essa adaptação é diária. Estamos na era digital. Hoje tudo muda em um piscar de olhos. Buscamos manter nossa linha editorial sempre adaptada ao leitor. 

PERFIL DE DOMINGO: Um novo momento na comunicação capixaba
Na sede própria do ES Hoje, CRC conta com um time de aproximadamente 30 profissionais (GG)

NDG – Existe diferença do jornalismo de ontem e de hoje?

CRC – Antigamente o jornalismo era investigativo. Evitava misturar política. Tinha mais senso de jornalismo. Era feito matéria para as pessoas lêrem. Hoje muitos jornalistas querem emitir suas opiniões em matérias jornalísticas, o que eu acho isso um absurdo! O jornalista deve passar a notícia real, sendo imparcial, deixando o próprio leitor tirar as suas conclusões. O ES Hoje é um veículo sério! Eu não uso o jornal para atacar a honra de ninguém!

NDG – Nesta Segunda-feira (17), o leitor e o mercado publicitário vão vivenciar uma nova era do ES Hoje. Como está sendo esse momento para você?

CRC – Estou feliz e muito empolgado com a nova marca e esse novo posicionamento que a empresa vai apresentar aos nossos leitores. Essa mudança vai ser uma grande surpresa. Somos uma empresa importante no Estado. Nada disso seria possível sem o leitor e se eu não fosse cercado de pessoas capazes de fazer o melhor. Minhas filhas, que hoje cuidam muito bem da nossa empresa, estão cercadas de profissionais qualificados e dispostos a fazer o novo, sem deixar perder a credibilidade que foi conquistada no passar desses 22 anos. Nosso papel é informar e não colocar na cabeça do cidadão qualquer coisa. Eu aprendi uma coisa e passo para minhas filhas e meus netos: “A Gratidão é a Alma do Coração”. Sou grato a cada pessoa que me fez chegar até aqui. Lembro de todos!

NDG – Está preparado para mais 22 anos?

CRC – Não sei se estarei vivo até lá, mas a minha meta é montar uma televisão e uma rádio. Quero ser o número um e ser uma boa opção para a sociedade. Quero conseguir viver cada momento desses próximos anos que DEUS vai me conceder. Sigo buscando o melhor para manter minha família, minha empresa e meus colaboradores felizes e satisfeitos.

PING PONG:
Família: É fundamental! Sem a minha família não existiria nada!
Uma viagem: Paris, Alemanha, Portugal…. basta subir no avião
Sonho de consumo: Bons vinhos
ESHoje: A família do povo capixaba
Carlos Roberto Coutinho: Tenho muito orgulho de ser o Carlos Roberto Coutinho e de poder fazer bem as pessoas

Gabriel Gomes
Gabriel Gomes
Jornalista atuando desde 1994. Comunicador, escritor e idealizador Chá com Elas, encontro de networking feminino, pioneiro no ES.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas