Dólar Em alta
5,462
10 de dezembro de 2025
quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Vitória
26ºC
Dólar Em alta
5,462

Leão XIV: Robert Francis Prevost é o primeiro papa dos Estados Unidos

Habemus Papam! Pela primeira vez os Estados Unidos terá um dos seus como papa. A escolha foi anunciada pouco depois das 14 horas do Brasil. O cardeal Robert Francis Prevost tem 69 anos, atuou como missionário no Peru, foi assistente do Papa Francisco – falecido em 21 de abril – e será chamado de Papa Leão XIV.

Nascido nos Estados Unidos, Prevost é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 80. Essa experiência lhe conferiu fluência em espanhol e um profundo entendimento da Igreja na América Latina, fazendo dele um potencial representante das Américas como um todo.

Francis ajudou o antecessor na escolha de bispos e cardeais em diversas regiões do mundo. Ele foi nomeado em setembro de 2023 como cardeal por Francisco. “A paz esteja convosco. Quero fazer essa saudação para que a paz esteja em todos os corações”, foram as primeiras palavras de Leão XIV.

“A paz de Deus, que nos ama incondicionalmente. Ainda temos aquela voz fraca, mas corajosa do Papa Francisco que abençoava Roma. O papa que abençoava dava sua benção ao mundo inteiro naquela manhã do dia de Páscoa. Nosso sentimento é o mesmo., Deus no ama, ama a todos. O mal não vai prevalecer. Portanto, sem medo, unidos, de mãos dada com Deus, que está entre nós, somos discípulos de Cristo. O mundo precisa da luz de Cristo. Que Ele nos ajude a construir tudo com diálogo, sempre em paz. Obrigado Papa Francisco”, disse no início de seu discurso o novo pontífice.

Leão XIV agradeceu aos votos dos cardeais – o conclave contou com 133 religiosos votantes. “Quero também agradecer a todos os meus irmão cardeais que me escolheram para ser sucessor de Pedro e continuar sempre trabalhando com homens e mulheres de Cristo, para sermos missionários e proclamarmos o evangelho. Sou um filho de Santo Augustinho, sou agostiniano e vamos caminhar juntos pela pátria que Deus nos preparou. À igreja de Roma, uma saudação especial. Necessitamos sermos juntos uma igreja missionária, que constrói pontos e que mantém diálogo sempre aberto, pronto para receber todos que necessitam de nossa caridade”, falou ele.

Em espanhol o discurso continuou iniciando por saudar o Peru, dizendo que trabalhou muito com a igreja no Peru atuando como missionária no caminho de Cristo. E finalizou lembrando que esta quinta-feira, 8 de maio – é o dia de Nossa Senhora de Pompéia. Lembrando a data chamou à oração pela graça de sua missão, finalizando com a oração da Ave Maria juntamente com a multidão que estava na Praça de São Pedro a rezarem Ave Maria.

Após o discurso concedeu indulgência plenária aos cristãos do mundo inteiro.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas