Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,243

Morre, aos 80 anos, o cineasta Orlando Bomfim

Morreu o jornalista, advogado,Roteirista, diretor, diretor de produção, fotógrafo, cineasta, Orlando Bomfim Netto. Natural de Minas Gerais, fixando-se, a partir de 1980, no Espírito Santo. Ele faleceu nesta segunda-feira (19), no Rio de Janeiro, onde morava nos últimos anos.

Segundo amigos do “capixaba de coração”, ele estava com pneumonia, chegou a ser hospitalizado neste domingo (18), mas não resistiu.

Conhecido pela produção de curtas e médias-metragens, Orlando Bomfim foi um dos fundadores, diretor e presidente da Associação Brasileira de Documentaristas do Rio de Janeiro e também fundador da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-Metragens do Espírito Santo.

Presidiu o Departamento Estadual de Cultura (DEC) do Espírito Santo e foi diretor da TVE capixaba. A morte foi comentada pelo governador Renato Casagrande, que decretou luto oficial de três dias.

Folclore, ecologia e cultura, especialmente na área do Espirito Santo e Rio de Janeiro, abordando: dança de origem africana (Ticumbi), cantadores e festeiros, desastre ecológico em Itaúnas, Augusto Ruschi e a reserva de Santa Lúcia, a colonização italiana no Espírito Santo sempre foram as grandes inspirações da produção de Bomfim.

O ex-governador Paulo Hartung também comentou a morte: “A semana começa com a triste notícia da morte do Orlando Bomfim Netto, grande nome do cinema capixaba, especialmente no campo do documentário. Ele registrou, por meio de sua obra, a memória do nosso Estado e da nossa gente. Meus sentimentos aos familiares e aos amigos, por essa lamentável e significativa perda”.

Foto de destaque: Reprodução da internet/Bianca Sperandio

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas