Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Ministério da Saúde amplia uso de Cloroquina, mas pacientes terão que assinar termo

Ministério da Saúde amplia uso de Cloroquina, mas pacientes terão que assinar termo
Foto: Fiocruz

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (20), documento ampliando o uso de Cloroquina e Hidroxicloroquina para casos leves de coronavírus (Covid-19).

Até então, o Ministério da Saúde indicava o uso dos medicamentos apenas em pacientes graves, críticos, monitorados em hospitais.

Os dois medicamentos são usados para tratar Malária e não tem eficácia científica comprovada em pacientes com coronavírus.

Por essa razão, faz com que diversos especialistas se manifestem contra o uso nos casos da doença e até com que o então ministro da saúde, Nelson Teich, deixasse o cargo, por discordância.

No entanto, a nova indicação fica a critério do médico, após realização de exames e da vontade expressa do paciente, que deverá assinar um termo de consentimento no qual são informados os efeitos colaterais das medicações.

“Não existe garantia de resultados positivos. O medicamento proposto pode, inclusive, agravar a condição clínica, pois não há estudos demonstrando benefícios clínicos”, diz o termo.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas