Dólar Em alta
5,077
11 de maio de 2024
sábado, 11 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Membros da segurança pública no ES se engajam em movimento contra o governo federal

Membros da segurança pública no ES se engajam em movimento contra o governo federal
Simbolo do movimento. (Foto: Divulgação)

Nas últimas semanas diversas manifestações acontecem seja no mundo virtual ou real. O movimento, sobretudo de pessoas que se posicionam contra o antifascismo, também ganhou força no Espírito Santo.

Atualmente com 30 membros no Espírito Santo, um desses grupos é o “Policiais Antifascismo”, que se movimenta desde 2018 para debater pautas referentes a desmilitarização da segurança pública, reestruturação das forças policiais, dentre outras, e não se limita apenas à classe policial.

“Ainda estamos em construção. Não estamos consolidados como no Rio de Janeiro, Bahia, Paraná ou Goiás. Em um primeiro momento o que pretendemos é discutir os temas com a policia. Posteriormente fazer um debate para fora com partidos, sociedades, em fóruns. O caráter do movimento é suprapartidário, conseguimos congregar vários setores com a segurança pública e isso nos ajuda a reunir forças nas pautas”, explicou um dos fundadores do movimento, o policial militar Vinícius Querzone.

Integrantes

Membros da segurança pública no ES se engajam em movimento contra o governo federal
Vinícius Querzone é um dos fundadores do movimento no ES. (Foto: Acervo pessoal)

Além de policiais militares, servidores de outras corporações de segurança pública também fazem parte do grupo. É o caso do bombeiro militar Ray Novelli Silva Junior. Sua maior motivação para entrar no movimento foi encontrar pessoas que compartilham de sua ideia sobre as causas.

“Eu tenho percebido diversas características que nos possibilitam classificar o governo federal como fascista. Enquanto militar eu via como é crescente o apoio e muita simpatia entre meus colegas por esse regime atual. Quando eu descobri o movimento me vi acolhido”, disse.

Enio Chaves dos Reis é coronel da reserva da Polícia Militar e também é co-fundador do “Policiais Antifascismo”. Segundo ele, a função da classe policial perante a sociedade é uma das funções do movimento.

“Estamos em construção no estado e procuramos os movimentos sociais. A  policia tem que ser cidadã, não tem que mandar no cidadão. Tem que mediar conflitos que a sociedade produz. Temos tentado fazer o movimento para a necessidade de recompor a real função dos policiais. As reuniões estão sendo muito produtivas temos bombeiros, agentes penitenciários, guardas municipais, sargentos, majores, delegados, investigadores, peritos, mulheres, homens, gays, que têm tentado estudar a situação”, explicou.

Brasil

No Brasil um abaixo assinado com 500 assinaturas – sendo 12 capixabas – foi divulgado no intuito de angariar novos adeptos (confira aqui o documento divulgado). Em uma rede social, uma página sobre o movimento possui 20 mil seguidores a respeito do assunto.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Que ridícula essa matéria.
    Só um imbecil manipulado pela mídia pra acreditar que o governo Bolsonaro é fascista e a segurança pública estadual está longe de cair nesse tipo de discurso.
    Todos da segurança pública do ES são contra o fascismo e o racismo mas isso não significa ser contra o governo Bolsonaro.
    Lixo de matéria aos moldes Globolixo

    • Perfeita sua colocação, amigo. Essa turminha que fica por aí zurrando alto que o governo é fascista não sabe nem o que é o fascismo, e só fica repetindo essa pecha ridícula sem ao menos procurar entender o que significa a palavra, se procurassem, saberiam que o governo é, na verdade, o oposto dessa corrente. Gente manobrada pela ideologia marxista é a pura decadência da sociedade.

  2. Não me representa essas pessoas até mesmo pq pra mim, o governo Bolsonaro esta muito bem.
    Se forem ver dentro da segurança pública do ÉS.
    Tem pessoas da esquerda.
    To fora

  3. Para que? Já tem o ANTIFAS, com o mesmo objetivo, de fazer oposição a um governo eleito democraticamente que atua de forma exatamente oposta ao fascismo, ou mudaram o conceito do termo? É só aderirem. Dentro da PM ja nasceu frustrado. Só uns gatos pingados de esquerdopatas deverão aderir.

  4. É difícil para alguns deixar a política do pão e circo, e tudo que se apresenta diferente deve ser combatido e chamado de facismo.
    A corrupção está tão entranhada em nossa cultura, que as pessoas se sentem ameaçadas com a possibilidade de mudança.
    Este grupo também não me representa

  5. Nos militares somos discriminados, desmoralizados e desvalorizados por esses governos de 1985 pra cá, agora que conseguimos eleger democraticamente um militar temos que apoiar para valorizar nossa categoria. #bolsonaro 2022

  6. Esse grupelho não representa a maioria dos servidores da segurança pública que luta todo dia contra o sistema instalado para proteger uma elite pseudo-intelectual que se serve de seu conhecimento acadêmico para utilizar as massas desinformadas em prol de seu próprio benefício. A maioria deles pode contar nos dedos as noites de sereno durante um serviço de patrulhamento e nas ruas ou as audiências em juízo em virtude do cumprimento do dever.

  7. Quando eles forem pra linha de frente, contra esse grupo auto denominado “antifas” e tomar um cassete muda de ideia se sobreviverem é claro.

  8. Esse movimento que estão chamando de antifacista nada mais é que um movimento de esquerda petista. Não existe facismo, existe um governo que foi eleito democraticamente e fim de papo.

  9. Isso que dá, baixa escolaridade pra entrar na polícia, não se articula pra defender a classe policial, agora pra montar um movimento que não sabe nem definir oque é fascismo, aí sim, vamos gente vamos…. Não me representa e me deixa com vergonha, vai estudar história meu povo…..

  10. Eu tentando acreditar…é verdade mesmo?nunca um grupo desse poderia me representar …sou Brasileiro…não pertenço a nenhum grupo…o nome já diz..grupo…então? Estou tentando acreditar!..Fim dos tempos!!
    Meu grupo !!
    Deus,família.,BRASIL!!!!
    minha Pátria…minha Bandeira…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas