Dólar Em baixa
5,119
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,119

Médico do Trabalho dá orientações a trabalhadores essenciais em meio a pandemia

Médico do Trabalho dá orientações a trabalhadores essenciais em meio a pandemia
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fez com que pessoas mudassem a rotina de trabalho. No entanto, serviços essenciais, como supermercados e farmácias, não puderam parar e junto deles os trabalhadores.

Segundo o conselheiro do CRM-ES (Conselho Regional de Medicina do Estado do Espírito Santo) e médico do trabalho, Juliano Pina, existe uma série de recomendações a partir dos riscos em que os trabalhadores se submetem. 

A primeira delas, para um trabalhador que se queixa de sintomas no ambiente de trabalho, como tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar (em casos graves), é procurar o médico do trabalho. “Ele vai avaliá-lo, e estar orientado as condições de atendimento para evitar exposições. Avaliando um quadro suspeito de síndrome gripal ou Covid-19 a orientação é a de fazer o isolamento domiciliar por 14 dias”, disse. 

A partir da recomendação médica, que tem como intuito evitar a ida de trabalhadores à unidades de saúde e consequentemente ficar mais exposto ao vírus. Porém, o médico ressalta que orientação não é determinação, e com isso, “o médico do trabalho tem prerrogativas de avaliar o paciente e dependendo do um atestado tem autonomia diante de um exame clínico”.

A partir daí, o médico do trabalho, que segundo Pina tem uma maior proximidade com o trabalhador pode entrar em contato e realizar um acompanhamento constante dos sintomas e da evolução do quadro de saúde. “De acordo com o relato do trabalhador iremos agendar uma reavaliação para olhar se há necessidade prolongar. Já tendo em vista a confirmação da Covid-19 eu prefiro que ele mantenha o isolamento, pois não quero expor ele, nem os colegas e clientes”, ressaltou. 

Em casos graves, Pina orienta que o atendimento deve gerar um encaminhamento à um dos hospitais de referência ao combate à Covid-19 no Espirito Santo.

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas