Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Intoxicação de crianças com produtos de limpeza aumentou 14% no ES

Intoxicação de crianças com produtos de limpeza aumentou 14% no ES
Foto: Internet

Os casos de notificações por intoxicação com produtos de limpeza aumentou 14% em 2020 no Espírito Santo, se comparado ao ano passado. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde (SESA).

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi observado predomínio dos acidentes em crianças no Espírito Santo.

Dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo (CIATox-ES) alertam para o aumento no número de casos de intoxicação com o álcool em gel.

Em 2020 foram registrados seis casos em crianças, enquanto em  2019 não houve nenhuma notificação de acidente com o produto.

A chefe da CIATox-ES, Joanina Bicalho Valli, reforça que a quarentena interferiu no aumento de casos.

“As crianças são as maiores vítimas de acidentes domésticos. Com elas mais dentro de casa durante o isolamento social, os acidentes aumentam. Por isso, é importante manter esses produto longe do alcance delas”.

No estado, a água sanitária é a principal causa desses acidentes. “O hipoclorito de sódio, conhecido popularmente como água sanitária, é responsável por 80% dos acidentes. Um dos motivos é a troca da embalagem do produto para outro recipiente, entre eles garrafas pet. Isso aumenta as chances de ingestão do produto”.

Intoxicação de adultos é maior em território nacional

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de janeiro a abril deste ano, os CIATox receberam 1.540 registros de intoxicação devido a produtos de limpeza, com adultos. Um aumento equivalente a 23,3%, comparado a 2019, e de 33,68%, com relação a 2018.

É possível observar o aumento da preocupação com a limpeza, com o intuito de evitar a propagação do vírus. A chefe da CIATox-ES confirma o fato.

“A análise permite perceber um aumento do uso dos produtos de limpeza. Preocupadas com a higienização, a pessoa acredita que o produto deve ser usado em maior quantidade, mas isso pode causar um incômodo respiratório”.

Orientações

  1. Mantenha os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais. Esses produtos podem atrair a atenção principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade.
  2. Evite o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados.
  3. Supervisione as crianças, não permitindo que elas acessem os ambientes onde esses produtos são guardados.
  4. Não deixe detergentes e produtos de limpeza em geral embaixo da pia ou no chão dos banheiros.
  5. Leia e siga as instruções descritas no rótulo de cada produto.
  6. Evite a mistura de produtos químicos.
  7. Garanta a ventilação quando for manusear um desses produtos destinados à limpeza, higienização e desinfecção.
  8. Inutilize as embalagens vazias. Isso porque elas sempre ficam com resíduos, ou seja, restos dos produtos. Jogue fora as embalagens vazias, preferencialmente valendo-se do sistema de coleta seletiva, de modo a separá-las do lixo orgânico.
  9. Em caso de emergências toxicológicas, lave o local afetado em abundância. Tenha em mãos o número do CIATox-ES: 0800-283-9904.

*Com informações da Agência Brasil.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas