Dólar Em alta
5,202
29 de maio de 2024
quarta-feira, 29 de maio de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,202

Cariacica + Saúde: reforço na atenção primária com novas unidades e mais médicos

Assegurar à população a oferta de políticas públicas com ações os serviços integrais via Sistema Único de Saúde (SUS), com gestão participativa, controle social e eficiência na utilização dos recursos, reforçando o compromisso com a defesa da vida. Esse é o objetivo do programa Cariacica + Saúde, que ampliou a abrangência da atenção básica para a população.

Uma das metas da gestão é a reestruturação da saúde, com ênfase na atenção primária, buscando principalmente melhorar o acesso aos serviços de saúde a todos os munícipes e alcançar nível de assistência sem barreiras impostas pelas desigualdades sociais.

Uma das iniciativas que apresentaram bom resultado foi a ampliação dos horários de atendimento nos finais de semana. Das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS), três passaram a funcionar também aos sábados e domingos das 7h às 16 horas.

O horário especial funciona nas UBS de Santa Fé, Nova Rosa da Penha 2 e Flexal 2, onde são oferecidos serviços regulares como consultas, preventivos, encaminhamentos para exames e orientações de saúde. A abertura aos finais de semana aconteceu em 27 de julho e, até janeiro, foram mais de 5 mil atendimentos e procedimentos apenas nessas três UBS.

O fortalecimento do atendimento contou ainda com a chegada de mais 30 profissionais médicos, realocados dos prontos atendimentos para as Unidades Básicas de Saúde.

Agendamento

Todo o volume de consultas nas unidades está à disposição por meio do agendamento on-line no site minhasaude.cariacica.es.gov.br. Atualmente, 80% das consultas são oferecidas por meio da internet. Os outros 20 % são compostos por demandas espontâneas presenciais.

As vantagens são mais qualidade no atendimento, o acréscimo de um canal a mais de agendamento, a redução da fila de espera, e qualidade e precisão nos dados fornecidos e o preenchimento de horário vago com mais agilidade.

Novas Unidades

A rede física de Atenção Básica em Saúde de Cariacica vai ganhar um reforço com a construção de três novas Unidades Básicas de Saúde. Elas serão construídas em Retiro Saudoso, região 1; São Geraldo, região 4; e Porto de Santana, região 1. As novas UBSs terão a capacidade de atender cerca de 35 mil pessoas e ampliará o atendimento em mais de 20%.

A unidade que será construída em Retiro Saudoso terá 329,09 metros quadrados, em que serão distribuídos recepção, sala de triagem, sala de coleta e observação, sala de imunização, sala de inalação, sala de curativo, consultórios médicos, consultório odontológico, farmácia, banheiros, administração, entre outros espaços.

Cariacica + Saúde: reforço na atenção primária com novas unidades e mais médicos

A UBS de São Geraldo terá recepção, sala de triagem, sala de coleta e observação, sala imunização, sala de curativos, sala de fisioterapia, farmácia, cinco consultórios médicos, consultório odontológico, sala para atividades coletivas, sala de reunião, banheiros, copa, área administrativa, área verde, entre outros espaços distribuídos em 415,50 metros quadrados.

Cariacica + Saúde: reforço na atenção primária com novas unidades e mais médicos

Já a UBS de Porto de Santana será a maior Unidade de Saúde de Cariacica, com 1.384,02 metros quadrados. O local terá 16 salas de consultórios médicos, três consultórios odontológicos, sala de gesso, sala de raio-x, sala de esterilização, farmácia, sala de coleta, sala de amamentação, laboratório, entre salas e espaço.

Cariacica + Saúde: reforço na atenção primária com novas unidades e mais médicos

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas