Dólar Em alta
4,992
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
4,992

Há 10 dias do fim de decreto que suspende aulas no ES, definição de retorno ainda não foi estabelecida

Há dez dias para o fim da vigência do decreto que prorroga a suspensão das aulas presenciais das redes de ensino públicas e privada no Espírito Santo, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), “ainda estão ocorrendo discussões específicas de planejamento e por isso a definição de retorno ainda não foi estabelecida”. 

A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que é quem estabelece, junto da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), as diretrizes para as medidas administrativas e de segurança sanitária a serem tomadas pelos gestores das instituições de ensino no retorno às aulas presenciais. No último dia 8 foi publicada uma portaria conjunta entre as duas secretarias com as medidas.

A assessoria da Sesa, em nota, informou ainda que “assim que as definições estiverem pactuadas, o plano de retomada às aulas será divulgado”.

No final de julho, o governador do estado, Renato Casagrande (PSB), anunciou a prorrogação da suspensão das aulas presenciais até 31 de agosto. A decisão integra as medidas de prevenção à disseminação da Covid-19. Na Rede Estadual, estão sendo desenvolvidas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs).

Aulas em setembro?

Há 10 dias do fim de decreto que suspende aulas no ES, definição de retorno ainda não foi estabelecida
No último dia 6, Casagrande disse que existe uma expectativa de volta às aulas em setembro — (Foto: Divulgação/Xinhua)

Por outro lado, mesmo sem uma definição, a rede de ensino privada capixaba, por meio do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), já estaria preparada para voltar de forma presencial a partir de 1º de setembro, mesmo não significando um retorno, já que quem autoriza é o Governo do Estado. 

De acordo com o vice-presidente do Sinepe-ES, Eduardo Monteiro, o protocolo de medidas administrativas e de segurança sanitária do sindicato já está pronto há mais de dois meses. Após a publicação da portaria conjunta do Governo do Estado, o Sinepe-ES está realizando ajustes para se adequar.

“Poucos detalhes de modificação, um dado é a distância entre indivíduo, tem aferição de temperatura, mas são poucas e já estávamos munidos de documentos e as escolas já estavam se preparando pra isso, e agora com o protocolo oficial  a gente está terminando as modificações”, contou Monteiro, explicando que o sindicato tem dialogado com o governo estadual e, juntos, definiram um retorno gradativo das aulas presenciais a partir de setembro. No entanto, ele destaca que é preciso esperar a divulgação oficial.  

Além disso, o sindicato tem acompanhado, por meio de pesquisas, como acontecerá o retorno. Segundo Monteiro, dependendo do segmento existe um retorno de metade do público e, em outro, de até 70% com o desejo de voltar quando for autorizado, no entanto, não é um consenso. 

“O retorno será gradual e a gente vai ter pelo menos metade desse grupo não retornando junto e as escolas com adesão do retorno terão que fazer escalonamento da frequência, porque o protocolo impede que as salas sejam como eram antes. Junto disso, o retorno também será escalonado e a gente tem uma dinâmica muito diferente, de acordo com a faixa etária e região dessa escola”, informou.

Vale lembrar que, no último dia 6, Casagrande disse que existe uma expectativa de volta às aulas no mês de setembro.No entanto, Casagrande ponderou que mesmo o estado, como um todo, estando com a média da taxa de transmissão da doença abaixo de 1, é preciso ter cautela para “bater o martelo”. 

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas