Dólar Em alta
5,711
23 de abril de 2025
quarta-feira, 23 de abril de 2025
Vitória
22ºC
Dólar Em alta
5,711

Alunos de Guarapari conquistam 4º lugar em Feira Científica com projeto de óculos anti-sono

Um projeto de iniciação científica desenvolvido por alunos da Rede Municipal de Guarapari conquistou o 4º lugar na categoria Engenharias, da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), realizada na Universidade de São Paulo (USP).

Criado pelos estudantes Natália Sá, Caleb Fabris e Henrique Velten, ambos atualmente com 16 anos, da Escola Municipal João Lima da Conceição, localizada em Samambaia, na zona rural de Guarapari, projeto apresentou um protótipo inovador: os Óculos Anti-sono em Rodovias (ASR).

O dispositivo utiliza sensores infravermelhos para monitorar os movimentos oculares do motorista. Caso os olhos permaneçam fechados por mais de dois segundos, os óculos emitem um alerta sonoro e vibram, despertando o motorista antes que um acidente ocorra.

O protótipo é uma versão preliminar de um produto que visa testar ideias e validar soluções. Desenvolvido dentro do projeto de iniciação científica promovido nas escolas municipais, os estudantes seguiram todas as etapas da metodologia científica: formularam hipóteses, traçaram objetivos, delinearam uma metodologia de pesquisa e, ao final, criaram o dispositivo com base em Arduino e sensores infravermelhos.

A parte técnica do projeto teve a coorientação de José Elton Pereira Neto, que ministrou um curso de Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica que permite criar projetos interativos aos alunos e contribuiu diretamente com o desenvolvimento do protótipo.

A orientação geral foi conduzida pela professora Naiara dos Santos Nobre, coordenadora pedagógica do Núcleo de Tecnologia Educacional de Guarapari.

Naiara Nobre destacou a importância de expandir essa política pública educacional. “O município de Guarapari pretende investir cada vez mais nesse segmento de pesquisa e ampliar o projeto para atender mais alunos”.

A ideia nasceu em 2023, quando servidores do Núcleo de Tecnologia identificaram a importância de inserir a cultura científica nas escolas e propuseram à direção da Escola João Lima a seleção de três alunos para participarem de um projeto piloto.

Com o envolvimento de Caleb, Natália e Henrique, o projeto cresceu rapidamente e passou a se destacar em diversas feiras científicas.

Ainda em 2023, o trabalho conquistou o 1º lugar na categoria Engenharias na Feira de Ciências Sul Capixaba (FECISC), garantindo uma credencial para a Feira de Ciências e Inovação Capixaba (FECINC). Lá, obteve o 2º lugar, conquistando vaga na Mostratec Júnior, em Novo Hamburgo (RS). Já em 2025, foi selecionado como finalista da FEBRACE, considerada a maior feira científica do Brasil, conseguindo ficar em quarto-lugar.

Hoje, mesmo já no ensino médio, os estudantes continuam sendo exemplos de como a iniciação científica pode transformar trajetórias acadêmicas. Natália cursa o 2º ano de Administração Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); Henrique estuda na Escola Guarapari; e Caleb, na Escola Silva Melo.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas