O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, realizou a quinta captação múltipla de órgãos deste ano. Os órgãos e os tecidos foram destinados a pacientes que aguardavam transplantes no Espírito Santo. O procedimento foi realizado no último sábado (12), e foram captados dois rins, o fígado e as córneas.
Até 15 de abril de 2025, conforme informações da Central Estadual de Transplantes (CET), 1.139 pessoas aguardam transplante de rins, 42 de fígado, 7 de coração e 1.456 de córnea no Espírito Santo.
A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRAS, Romy Schneider, informou que o número de captações desse ano se igualou a todo o ano de 2024, quando a unidade realizou cinco captações.
“Estamos na quinta captação de múltiplos órgãos neste ano e no ano passado inteiro tivemos cinco. As equipes do hospital estão empenhadas para que conseguíssemos esse resultado, comunicando a CIHDOTT os casos que podem evoluir para o diagnóstico de morte encefálica. Com essa comunicação, acolhemos a família explicando todo o processo desde o início. É um trabalho contínuo, sempre focado na conscientização e no cuidado com o potencial doador e com a família”, declarou Romy Schneider.