Linhares voltou a realizar cirurgias eletivas no centro cirúrgico do Hospital Geral (HGL). A previsão é que até o final de 2025 sejam feitas mais de 2 mil cirurgias em várias especialidades, como pediatria, cirurgia vascular, urologia, ginecologia e cirurgias gerais. Todos os procedimentos serão realizados com recursos próprios do município.
Para o retorno dessas cirurgias, foi necessário investir em novos equipamentos, medicamentos e contratação de dois novos médicos. Com isso, será possível reduzir o tempo de espera dos pacientes por cirurgias eletivas.
Agora o município conta com 27 profissionais médicos, sendo 17 cirurgiões e 10 anestesiologistas envolvidos nos procedimentos cirúrgicos, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse novo quadro de profissionais resultará na redução de filas de pacientes que aguardam pelos procedimentos, entre eles a remoção de mioma, útero, vesícula, hérnias e outros.
Alexandre Marim é diretor-geral do HGL e ressalta a importância dessa conquista. “A saúde pública pode ser transformadora, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população. A conquista do retorno das cirurgias eletivas reflete o investimento da atual gestão em infraestrutura hospitalar, em equipamentos e na contratação de mão de obra qualificada. Estamos modernizando o Hospital Geral de Linhares e, muito em breve, estaremos garantindo que a população tenha acesso a serviços mais ágeis e de qualidade, como as cirurgias videolaparoscópicas que vai reduzir o tempo de internação hospitalar do paciente”, destaca.
O HGL trabalha várias frentes e linhas de ação para organizar a fila de espera e conseguir agilizar os procedimentos eletivos, sempre em parceria com as unidades básicas de saúde que é a porta de entrada dos pacientes.
Uma delas é a qualificação do paciente, com busca ativa daqueles mais antigos para avaliar corretamente a condição de cada paciente e diminuir a fila. Outra é sobre o tempo de espera para novos pacientes, com a intenção de não deixar acumular os procedimentos.
“Vamos avançar, e muito, na saúde de Linhares, ampliando a realização de cirurgias, levando os procedimentos mais próximos do cidadão linharense. Nosso trabalho é permanente, já que a fila é dinâmica. Quando um paciente está operando, outros estão entrando na fila”, disse.
Para o secretário municipal de Saúde, Phablo Gabriel Dobrovolsky, o retorno das cirurgias eletivas no HGL é um marco na saúde pública municipal para garantir que as pessoas tenham acesso rápido a cirurgias de que precisam, reduzindo o tempo de espera e melhorando a qualidade de vida dos linharenses.
“Estamos trabalhando para tornar a área da saúde muito mais eficiente e otimizar recursos, facilitando o acesso e aumentando a qualidade dos nossos serviços. O retorno das cirurgias eletivas no Hospital Geral de Linhares confirma o nosso compromisso com a população de Linhares“, afirmou o secretário.
O prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, ressalta a tomada desses procedimentos. “Esse é um grande momento para toda a população, porque, a partir de hoje iniciamos, com muita sensibilidade e dedicação, um trabalho de extrema importância para aliviar o sofrimento das pessoas que aguardam há meses e até anos para fazer a sua cirurgia”.