Dólar Em baixa
5,599
7 de setembro de 2024
sábado, 7 de setembro de 2024
Vitória
23ºC
Dólar Em baixa
5,599

Captação de órgãos viabiliza transplante de um fígado, dois rins e duas córneas

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), integrante da rede Ebserh, realizou na última semana uma bem-sucedida captação múltipla de órgãos para doação, que poderá beneficiar até cinco pessoas que estão na fila para o transplante. Foram disponibilizados para a Central Estadual de Transplante do Espírito Santo um fígado, dois rins e duas córneas.

O doador teve a morte encefálica confirmada após a conclusão de um rigoroso protocolo, que inclui dois testes clínicos, realizados por médicos diferentes com habilitação própria para esta tarefa, e exame de imagem específico.

“Para ser considerada a suspeita de morte cerebral, é necessário que o paciente esteja em coma arreflexo por pelo menos 12 horas, sem uso de sedação e excluídas todas as causas tratáveis do coma”, explica Margie do Rosário, enfermeira do Hucam e coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do hospital.

Captação de órgãos viabiliza transplante de um fígado, dois rins e duas córneasA profissional destaca que o trabalho da comissão é fundamental para a doação de órgãos, pois inclui uma etapa indispensável: acolhimento a família do potencial doador, quando se oferece a essa família o direito de realizar a doação dos órgãos do seu familiar. Sem essa autorização, não há doação.

“Existe uma técnica apropriada de entrevista da família para este momento, somos transparentes e esclarecemos todas as dúvidas em relação ao processo de doação. Uma das questões mais comuns é sobre como o corpo é entregue a família depois da remoção dos órgãos e tecidos. E explicamos que ele é entregue com aparência íntegra, para que o ritual fúnebre possa ocorrer normalmente, da forma que a família desejar”, complementa a enfermeira.

A captação múltipla de órgãos ocorreu às vésperas do Setembro Verde, mês em que há uma mobilização nacional para conscientizar a sociedade de que todos devem conversar com seus parentes mais próximos sobre a disposição em ser doador. Uma simples manifestação de vontade para a família é o suficiente.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas