Dólar Em alta
5,355
13 de junho de 2024
quinta-feira, 13 de junho de 2024
Vitória
24ºC
Dólar Em alta
5,355

Uma em cada seis mulheres sofre alguma forma de alteração visual durante a gestação

Receber um resultado positivo no teste de gravidez marca o início de uma série de transformações na vida das pessoas. Essas mudanças englobam diversos aspectos, desde ajustes no estilo de vida, até alterações emocionais e físicas.

Até mesmo a saúde ocular pode ser influenciada. Segundo pesquisa da Associação Americana de Optometria (AOA), embora 39% das mulheres desconheçam que sua visão pode ser afetada durante a gravidez, uma em cada seis delas sofre alguma forma de alteração visual.

Esse é o caso de Karla Guidoni, de 36 anos, que anteriormente precisava de óculos somente para trabalhar com telas ou assistir televisão, durante a primeira gravidez, sentiu a necessidade de utilizá-los em atividades cotidianas. No entanto, logo após a gestação, a visão retornou ao normal.

“Mas o problema ressurgiu durante a minha segunda gestação da minha bebê de seis meses. Notei novamente a necessidade de usar meus óculos frequentemente. Embora os utilize menos do que na gestação anterior, percebo uma maior dificuldade para enxergar do que antes de engravidar”, relata Karla.

Já Lyvia Justino, de 38 anos, descobriu uma leve alteração no grau do óculos em um exame de rotina com oftalmologista. “O médico sugeriu que eu não trocasse de lente, já que a mudança não era muito significativa e poderia reverter. Mas, após o nascimento do meu filho, percebi que o grau não voltou ao que era antes e, com o tempo, precisei adquirir uma nova lente”, relatou Lyvia.

Mas por que essas alterações oculares acontecem? A oftalmologista do Hospital de Olhos Vitória, Marília Reis, explica que, durante a gestação, o corpo da mulher passa por várias mudanças, incluindo hormonais, que podem resultar em retenção de líquidos, afetando a estrutura ocular.

“A retenção de líquidos pode afetar a curvatura da córnea e a espessura da lente do olho, o que gera uma mudança na forma como os olhos respondem à luz e ao foco, causando a visão embaçada”, comenta.

A médica destaca ainda que o fluxo de sangue também pode ser um dos motivos para o embaçamento da visão. “As flutuações na pressão arterial que podem acontecer durante o período gestacional afetam o suprimento de sangue para os olhos. Isso poder ocasionar inchaços na região e prejudicar temporariamente a visão”, completa.

Cuidados

A especialista chama a atenção sobre a importância de as gestantes incluírem os cuidados com os olhos nos exames de rotina durante a gravidez, pois, além do aumento do grau de miopia, outros problemas oculares podem ser desencadeados.

“Este é um período de muitas preocupações e da necessidade de muitos exames. Os olhos acabam ficando de lado. Mas não deveria. Antes de engravidar e durante a gestação, os exames com um oftalmologista são fundamentais para evitar maiores complicações das mudanças que ocorrem nos olhos e garantir a saúde ocular ”, ressalta.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas