Dólar Em alta
5,202
29 de maio de 2024
quarta-feira, 29 de maio de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,202

Ao completar dois anos, Materno Infantil da Serra inaugura Banco de Leite

Ao completar dois anos de funcionamento do Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), a maior maternidade pública do Espírito Santo, a Prefeitura da Serra inaugurou mais um serviço, nesta quinta-feira (22), com o Banco de Leite Humano (BLH).

É o primeiro banco de leite humano mantido com recursos municipais no Espírito Santo e o primeiro do município da Serra. O BLH vai funcionar das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, com agendamento pelo telefone (27) 3500-1500.

A doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos.

“Estamos entregando esse equipamento e agregando ainda mais aos serviços já existentes no Hospital Municipal Materno Infantil. Começamos há dois anos com a maternidade de risco habitual, depois com o Pronto Atendimento Pediátrico e agora o banco de leite”, afirmou o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, que destacou ainda a previsão de novos serviços no local.

Ao completar dois anos, Materno Infantil da Serra inaugura Banco de Leite
Prefeito Vidigal e equipe na inauguração do banco de leite do Hospital Materno Infantil de Serra / Crédito: Edson Reis/PMS

A iniciativa visa à prevenção e promoção à saúde por meio da garantia do direito ao melhor alimento desde o nascimento, contribuindo para o aumento dos índices de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e para a amamentação continuada até dois anos ou mais.

A farmacêutica Ana Paula Silva Lauredo Prates, 26 anos, ganhou seu primeiro bebê no Hospital Municipal Materno Infantil. O nascimento aconteceu na data de aniversário da maternidade, 19 de fevereiro. Assim que saiu da enfermaria, a farmacêutica fez sua doação antes de ir para casa.

“Durante a gestação tivemos uma notícia com relação ao crescimento do bebê, mas depois deu tudo certo e ele nasceu supersaudável. Mas só de pensar que há famílias que passam por isso, com crianças em UTIN, me motiva muito a doar. Prometo que sempre que vier aqui vou passar na Maternidade para deixar minha doação e ajudar os nenéns que precisam nesse momento tão importante da vida”, comentou.

Sobre o Banco de Leite

O Banco de Leite vai coletar e processar leite humano pasteurizado com qualidade certificada para bebês prematuros e de baixo peso. Também vai continuar o trabalho que vinha sendo feito no Posto de Amamentação para apoio ao aleitamento materno e orientação às mulheres que apresentam dificuldade ao amamentar.

 

Além disso, também irá promover a captação domiciliar de leite humano visando a aumentar o estoque e a sua capacidade de distribuição. A partir das orientações da equipe do Banco, a doadora faz a coleta e uma equipe busca o leite coletado no local.

“Estamos muito felizes com cada vez mais investimentos na saúde. É uma grande conquista para o município. Sobre a coleta, a equipe já está organizada para cumprir uma rota e a Secretaria de Saúde da Serra vai disponibilizar o veículo para atender as mães que desejam doar”, explicou a secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra.

Durante o ano de 2023, a equipe de saúde do Posto de Amamentação recebeu treinamento especializado e o espaço foi preparado e equipado para funcionar como BLH de acordo com as normas  técnicas e orientações da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), criada pelo Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas