Dólar Em baixa
5,687
26 de abril de 2025
sábado, 26 de abril de 2025
Vitória
25ºC
Dólar Em baixa
5,687

Saúde abre edital para cadastro de reserva de supervisores no Mais Médicos

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), abriu processo seletivo simplificado para o cadastro de reserva de supervisores do programa “Mais Médicos para o Brasil”.

A supervisão acompanhará o trabalho desenvolvido pelos médicos do programa nos municípios do sul do Espírito Santo. As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (18), pelo site. O edital ICEPi/Sesa nº 005/2024 está disponível no mesmo endereço eletrônico.

O requisito para se inscrever é ter graduação em Medicina em Instituições de Ensino Superior (IES) legalmente estabelecidas e certificadas pela legislação. No caso de médicos portadores de diploma obtido no exterior, o documento deverá ter sido validado no Brasil até a data de publicação do edital.

No último ano, o Ministério da Educação (MEC) lançou edital a fim de que as instituições se credenciassem para realizar a supervisão dos profissionais. No Espírito Santo, o ICEPi e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foram selecionadas e dividem a supervisão do programa.

Programa “Mais Médicos pelo Brasil”

Em 2023, o Espírito Santo recebeu 140 novos profissionais que integraram o “Programa Mais Médicos pelo Brasil”, a partir de editais lançados no último ano. Anteriormente, os médicos passaram por um curso com aulas sobre atuação generalista na Atenção Primária à Saúde (APS), atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), protocolos clínicos definidos pelo ministério, legislação e ética médica.

O programa modificou o tempo de atuação dos profissionais de três para quatro anos, podendo ser prorrogáveis por igual período. Para reduzir a rotatividade e garantir a continuidade da assistência à população, o Mais Médicos traz mais oportunidades educacionais. O médico que participa do programa, selecionado por meio de edital, poderá fazer especialização e mestrado em até quatro anos.

Os profissionais também passarão a receber benefícios, proporcionais ao valor mensal da bolsa, para atuarem nas periferias e regiões mais remotas. Uma das novidades é a oportunidade de especialização em Medicina de Família e Comunidade e mestrado profissional em Saúde da Família.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas