Dólar Em baixa
5,599
7 de setembro de 2024
sábado, 7 de setembro de 2024
Vitória
23ºC
Dólar Em baixa
5,599

Saúde abre edital para cadastro de reserva de supervisores no Mais Médicos

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), abriu processo seletivo simplificado para o cadastro de reserva de supervisores do programa “Mais Médicos para o Brasil”.

A supervisão acompanhará o trabalho desenvolvido pelos médicos do programa nos municípios do sul do Espírito Santo. As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (18), pelo site. O edital ICEPi/Sesa nº 005/2024 está disponível no mesmo endereço eletrônico.

O requisito para se inscrever é ter graduação em Medicina em Instituições de Ensino Superior (IES) legalmente estabelecidas e certificadas pela legislação. No caso de médicos portadores de diploma obtido no exterior, o documento deverá ter sido validado no Brasil até a data de publicação do edital.

No último ano, o Ministério da Educação (MEC) lançou edital a fim de que as instituições se credenciassem para realizar a supervisão dos profissionais. No Espírito Santo, o ICEPi e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foram selecionadas e dividem a supervisão do programa.

Programa “Mais Médicos pelo Brasil”

Em 2023, o Espírito Santo recebeu 140 novos profissionais que integraram o “Programa Mais Médicos pelo Brasil”, a partir de editais lançados no último ano. Anteriormente, os médicos passaram por um curso com aulas sobre atuação generalista na Atenção Primária à Saúde (APS), atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), protocolos clínicos definidos pelo ministério, legislação e ética médica.

O programa modificou o tempo de atuação dos profissionais de três para quatro anos, podendo ser prorrogáveis por igual período. Para reduzir a rotatividade e garantir a continuidade da assistência à população, o Mais Médicos traz mais oportunidades educacionais. O médico que participa do programa, selecionado por meio de edital, poderá fazer especialização e mestrado em até quatro anos.

Os profissionais também passarão a receber benefícios, proporcionais ao valor mensal da bolsa, para atuarem nas periferias e regiões mais remotas. Uma das novidades é a oportunidade de especialização em Medicina de Família e Comunidade e mestrado profissional em Saúde da Família.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas