Dólar Em baixa
5,600
22 de julho de 2024
segunda-feira, 22 de julho de 2024
Vitória
21ºC
Dólar Em baixa
5,600

Teratoma: tumor que tem aspecto bizarro atinge mulheres em idade fértil

A palavra “Teras”, vem do grego e significa monstro, e “Oma”, significa tumor. Formado por células que dão origem aos órgãos e tecidos como a ectoderme, mesoderma e endoderme, o teratoma é um tipo de tumor que tem na forma a presença de unhas, dentes, cabelos e secreção sebosa.

A ginecologista Thaissa Tinoco explica os sintomas mais comuns e as causas desse tipo de tumor. “Ainda não temos o conhecimento total das causas, mas sabemos que os sintomas podem variar de acordo com o tamanho. Quando pequenos, não dão sinais e sintomas da sua presença. Mas, quando volumosos, podem causar dor e aumento do volume abdominal. Nem sempre ele tem dentes, às vezes, tem só secreção, mas cabelo é o mais comum”.

Tinoco informou que os teratomas são tumores que podem ser malignos (câncer, em menos de 2%) ou benignos. São de origem embrionária, ou seja, de células que têm a capacidade de se desenvolver em células de outros órgãos ou tecidos, por isso, podemos encontrar dentro de um teratoma cabelo, dente e secreção sebosa, por exemplo.

Também não tem relação com a menopausa, explica a médica. “A idade predominante desses tumores é a idade fértil da mulher, com pico de incidência por volta de 30 anos”.

Diagnóstico

A médica afirma que esse tipo de tumor é facilmente diagnosticado em consulta ginecológica. “Esse tumor é diagnosticado com ultrassom endovaginal, que faz parte da rotina anual de qualquer mulher. A ressonância magnética também é um excelente exame para esse tipo de tumor”.

A especialista destaca que o tratamento depende do tamanho. “Tumores pequenos e sem sintomas são acompanhados com exame de imagem. Os maiores têm indicação de cirurgia com a retirada apenas do tumor, mantendo o ovário, sempre pela via minimamente invasiva, a laparoscopia (cirurgia dos furinhos). Não tem necessidade de cortar a barriga para operar esse tipo de tumor”.

 

 

 

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas