Dólar Em baixa
5,600
22 de julho de 2024
segunda-feira, 22 de julho de 2024
Vitória
20ºC
Dólar Em baixa
5,600

Pacientes em tratamento odontológico devem seguir orientações para doar sangue

Pacientes em tratamento odontológico devem seguir orientações para doar sangue
Close-up of female with open mouth during oral checkup at the dentist’s

No mês em que é celebrado o Junho Vermelho, os pacientes que fazem tratamento odontológico devem ficar em alerta antes de doar o sangue.

Segundo o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), os procedimentos não impedem a doação, mas exigem um tempo de resguardo do paciente.

Extrações dentárias e tratamentos de canal sem sangramento é preciso esperar sete dia ou mais, conforme o período em que o paciente fizer uso de medicação.

Em caso de cirurgia odontológica com anestesia geral o paciente deve aguardar quatro semanas, mas, se o procedimento for colocação de piercing bucal, o prazo aumenta para 12 meses.

Tratamentos mais simples como pequenas cáries e ajustes de aparelhos, também exigem que o doador aguarde um pequeno prazo de 24 horas. Mas, ele pode se estender para 72 horas, caso haja sangramento.

Segundo o cirurgião-dentista e membro da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar, Keller de Martini, a boca e a gengiva possuem uma extensa vascularização na mucosa e durante procedimentos odontológicos moderados ou complexos, há a possibilidade de bacteremia transitória em virtude dos microrganismos encontradas ao redor dos dentes e gengivas.

“Em tese elas não causam problemas, mas se essas bactérias orais ficam dentro da bolsa de coleta de sangue, poderá haver contaminação”, explica.

 

“Doar sangue é muito importante. Uma doação representa a esperança de pessoas em condições delicadas de saúde como vítimas de acidentes de trânsito ou de grandes queimaduras, pacientes com câncer, pessoas submetidas a cirurgias de médio e grande porte ou que passaram por hemorragias, hemofílicos e anêmicos,” aponta de Martini.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas